G1

100 dias de governo: prefeito Fábio Candido (PL) fala sobre epidemia de dengue em Rio Preto e liberação de recursos para o FIT


Em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (10), Candido disse que ações de combate à doença tiveram efeito positivo. O vice-prefeito, Fábio Marcondes (PL), também acompanhou o pronunciamento na prefeitura de São José do Rio Preto (SP). Fábio Candido (PL) faz balanço de 100 dias à frente da prefeitura de Rio Preto

O prefeito de São José do Rio Preto (SP), Fábio Candido (PL), fez um balanço dos 100 dias de governo, falou sobre a epidemia de dengue e investimentos para a realização do Festival Internacional de Teatro (FIT).

📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp

O pronunciamento ocorreu durante entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira (10) na sede do Paço Municipal. O evento, que teve a participação de secretários municipais e vereadores, também foi acompanhado pelo vice-prefeito Fábio Marcondes (PL).

Candido comentou sobre os desafios enfrentados durante os primeiros dias de gestão. Entre eles, o aumento nos casos de dengue. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a cidade tem 40.174 mil casos confirmados da doença e 34 óbitos até esta quinta-feira.

Fábio Candido (PL) prefeito de São José do Rio Preto (SP)

TV TEM / Rodrigo Carraro

Profissionais da Força Nacional do SUS estiveram na cidade, entre 7 de fevereiro e 24 de março, para auxiliar nos atendimentos a pacientes diagnosticados com a doença. Durante esse período, um Centro de Hidratação foi montado na Swift. O local foi desativado em 4 de abril, após 46 dias de funcionamento. Segundo a Prefeitura, a decisão foi tomada devido à redução de 72% nos atendimentos.

Apesar dos números altos, o prefeito garantiu que atualmente a situação está controlada.

“Foi uma vitória contra a dengue. Se fala muito no número de mortos, mas nós temos que falar no número de vidas que foram preservadas. Tudo caminhava para que Rio Preto tivesse um cenário ainda pior. Se comparar com outros municípios e também com a história da nossa cidade no que se refere à dengue, via de regra, nos meses de março e abril nós temos o maior número de casos. Em Rio Preto, devido às ações do poder público em parceria com a população, nós tivemos um movimento reverso”, disse Fábio.

Candido mencionou a dificuldade para realizar o serviço de limpeza urbana. Segundo ele, a Secretaria de Serviços Gerais enfrenta problemas, como a falta de infraestrutura e maquinários em más condições de uso. Todavia, garantiu que todas as áreas públicas estarão roçadas dentro do prazo de seis meses de gestão.

Fábio Marcondes (PL) acompanhou a coletiva de imprensa em São José do Rio Preto (SP)

TV TEM / Rodrigo Carraro

O prefeito também falou dos investimentos para realização do FIT no mês de julho. O evento, que neste ano estará em sua 56ª edição, não terá parceria com o Sesc até o momento. Em nota à TV TEM, o Sesc informou que não poderá participar devido ao prazo curto para contratação e definição das atrações e peças teatrais que se apresentariam no FIT.

Candido disse que tenta uma negociação com a executiva nacional do Sesc para tentar reverter essa decisão.

“A Prefeitura Municipal já reservou recursos necessários para que o nosso festival aconteça, em parceria também com outros segmentos. A questão do SESC ela ainda está em discussão com a executiva nacional do Sesc, que sinalizou nos próximos dias uma nova reunião, para eventual repactuação do aporte de recursos para o Festival Internacional de Teatro aqui em São José do Rio Preto”, explicou.

Fábio garantiu que, mesmo se não houver um acordo com o Sesc, o FIT será realizado por meio de parcerias com outros segmentos da sociedade.

Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.