Por que só no Brasil chamamos a fórmula quadrática de Bhaskara?
Reprodução
Pelos comentários a seguir, postados por estudantes nas redes sociais, percebemos que determinado matemático indiano não é das pessoas mais queridas no Brasil: "Bhaskara me persegue até quando, meu deus?"; "NÃO LEMBRO A FÓRMULA DE BHASKARA, SÓ A DA RAIZ DE DELTA"; "Bhaskara é meu [palavrão], odeio matemática!".
O motivo de tanta revolta é a fórmula usada para resolver equações do segundo grau (veja acima), ensinada nas escolas a partir do 9º ano do ensino fundamental. Mas será que esse sofrimento só existe no nosso país? Por que nenhum aluno estrangeiro xinga Bhaskara nas redes? E como essa suposta exclusividade brasileira virou até meme dos Simpsons no exterior? Entenda nesta reportagem.
Metade dos alunos brasileiros de 9 anos não sabe resolver tabuada
É verdade que a fórmula de Bhaskara só é ensinada no Brasil?
Meme matemático brinca com exclusividade brasileira no nome "fórmula de Bhaskara". "Ei, como vocês chamam isso?", dizem os personagens a Bart.
Reprodução/Redes sociais
Quase isso. O método de resolver equações do 2º grau por meio da famosa fórmula ("x igual a menos b, mais ou menos raiz de delta sobre 2a") é ensinado nas aulas de álgebra de qualquer país. A diferença é que ela só leva o nome desse matemático indiano quando mencionada aqui no Brasil.
Nos Estados Unidos, por exemplo, é "quadratic formula"; na França, "formule quadratique"; na Espanha e no restante da América Latina, "fórmula cuadrática" ou "resolvente". Nem mesmo a Índia cita Bhaskara: lá, o nome é Sridharacharya’s formula.
➡️Mas não foi Bhaskara que criou esse método de resolução das equações quadráticas? Na verdade, não. Bhaskara II (1114-1185) ajudou a popularizar o conceito no livro "Lilavati", mas não inventou a fórmula. Sridharacharya (ou Śrīdhara) já havia registrado um método de resolução de equações do segundo grau entre os séculos VIII e IX.
Por que, então, demos esse nome no Brasil?
Livro de André Perez y Marin popularizou o termo "fórmula de Bhaskara" no Brasil
Reprodução
A primeira referência a Bhaskara em língua portuguesa é de 1909, no livro de matemática "Elementos de Álgebra", escrito por Peres y Marin. O autor, nascido em 1858, na Espanha, chegou em 1893 ao Brasil, onde foi professor por 35 anos.
Não se sabe se:
foi o próprio Peres y Marin que cunhou o novo termo
ou se ele "importou" a nomenclatura de algum outro matemático espanhol — e a popularizou aqui no país.
Como a obra foi adotada massivamente nas escolas brasileiras, o termo "pegou" e vem sendo perpetuado por outros escritores renomados até hoje. Existem, segundo a pesquisa de Rodrigo Luis da Rocha, da Universidade Federal do Paraná, menções à fórmula de Bhaskara em textos espanhóis, colombianos e venezuelanos, mas de forma pontual e mais recente.
O único país em que essa nomenclatura é a dominante, ao menos por enquanto, é o Brasil.
TESTE: você sabe aplicar a fórmula de Bhaskara?
A diferença entre dois números inteiros (x e y, sendo y o maior deles) é 6. O dobro do produto desses dois números é igual a 14. Quais os valores de x?
a) 1 ou -7
b) -1 ou 7
c) 6 ou 12
d) -6 ou 12
Resolução:
Vamos chamar os dois números de x e y, sendo y o maior deles. Como a diferença entre ambos é de 6 -> y - x = 6. Isolando um deles: y = x + 6.
O dobro do produto de x e y é 14. Ou seja: 2.x.y = 14.
Vamos substituir y por x + 6 -> 2.x.(x + 6) = 14. Logo, aplicando a distributiva, teremos: 2x² + 12x = 14.
Montando na ordem padrão da equação de segundo grau e igualando a zero, ficamos então com: 2x² + 12 x - 14 = 0.
Pronto, agora é hora de usar a fórmula de Bhaskara:
Teste Bhaskara
Gabs - g1 Arte
Resposta: alternativa "a".