Espaço batizado de 'Renova-me FIT' foi inaugurado na terça-feira (10), em Feira de Santana, e foi pensado para cristãos que veem academias convencionais como 'incompatíveis' com a religião evangélica. Academia exclusiva para evangélicos será inaugurada no mês de maio em Feira de Santana
Arquivo Pessoal
O município de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, ganhou uma academia de musculação exclusiva para evangélicos na terça-feira (10). O espaço conta com trilha sonora que toca apenas músicas gospel, e possui alas que separam homens e mulheres.
A Renova-me FIT nasceu de uma ideia do médico e pastor Joelson Ribeiro. Segundo ele, o empreendimento chega para atender uma demanda da comunidade cristã da cidade: muitos fiéis que queriam praticar exercícios diziam não encontrar um ambiente que considerassem adequado.
"Como médico, sei perfeitamente dos benefícios da atividade física regular, mas mesmo assim estava sem treinar pois os ambientes das academias convencionais são totalmente incompatíveis com aquilo que acredito como saudável para um cristão. As músicas tocadas não agradavam aos meus ouvidos, além de outros comportamentos inapropriados para uma família cristã", justificou ao g1.
O projeto é liderado pelo pastor da Renova-me Church, uma igreja local, e tem colaboração de empresários evangélicos da cidade. A academia foi construído na Avenida Nóide Cerqueira, uma via importante de Feira de Santana.
O idealizador da academia explicou ao g1 um dos diferenciais do empreendimento: a divisão de alas feminina e masculina. Segundo ele, o objetivo é oferecer conforto e privacidade aos usuários.
Academia para cristãos foi inaugurada em Feira de Santana na terça-feira (10)
Maylla Nunes/ g1
"Acredito que muitos cristãos atualmente frequentam academias convencionais por falta de opção", analisou Joelson.
A Renova-me FIT tem como foco principal a musculação, mas há perspectiva de ampliação, antecipou o pastor. "Não existe discriminação de sexo, raça, mas o nosso público é cristão, que exalta ao nosso Deus. Neste momento estamos focados na musculação, mas pretendemos expandir o espaço para outras atividades", antecipou.
Trajes adequados e compostos
Não há restrição de vestimentas para frequentar o espaço, mas, segundo o pastor Joelson Ribeiro, os alunos são orientados a utilizar roupas compostas na prática dos exercícios.
Para a definição das recomendações, o idealizador do projeto contou com uma assessoria jurídica.
"Nos respalda a usar um tipo de vestimenta que esteja de acordo com os padrões que acreditamos que estejam adequadas. Não há um forte apelo a sensualidade".
Primeiro matriculado na academia, o pastor Rodolfo Sousa, de 57 anos, contou ao g1 que há muito tempo desejada um espaço do tipo. No local, ele diz encontrar conexão com a espiritualidade sem deixar a prática da atividade física de lado.
“Há 34 anos eu me tornei cristão evangélico, malhei em diversas academias, e procurava uma academia com princípios cristãos. Como passou a ter uma academia 100% gospel, ficamos confortáveis, sem desmerecer as demais academias”, contou.
Academia foi criada com alas separadas para homens e mulheres em Feira de Santana
Maylla Nunes/ g1
Repercussão
Antes mesmo da inauguração, o anúncio do empreendimento repercutiu na cidade e nas redes sociais. O assunto chegou até a ser debatido em uma sessão na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Pode parecer novidade, mas outras academias no Brasil também possuem a mesma vertente cristã. Em 2024, a Sou + Cristo, "a primeira academia cristã do Brasil", foi inaugurada em Curitiba, no Paraná.
O espaço conta com sala de orações, piso com decoração de cruz e louvores como trilha sonora. Em publicações nas redes sociais, é possível observar elogios em relação ao clima do ambiente, qualidade dos equipamentos e preparo dos funcionários.
LEIA MAIS
Abrangência de ritmos e estratégia de evangelização fazem do gospel o gênero musical mais ouvido por moradores de Salvador
Menos da metade da população de Salvador se declara católica; capital tinha maior proporção de pessoas sem religião do país no Censo 2022
Censo 2022: seis a cada 10 baianos eram católicos, mas número de evangélicos e sem religião disparou
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻