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Air Canada suspende operação em meio a greve de funcionários; voos são afetados no Brasil


Passageiros aguardam atendimento em balcão da Air Canada no Aeroporto Internacional em Québec na sexta-feira (15)

Christinne Muschi/The Canadian Press via AP

A Air Canada suspendeu todas as suas operações depois que mais de 10 mil comissários de bordo entraram em greve na madrugada deste sábado (16).

A suspensão também atingiu rotas com passagem pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que têm como destino ou origem as cidades de Toronto, Montreal e Buenos Aires.

🛫 Segundo uma consulta ao painel de voos do aeroporto na manhã deste sábado, três partidas (para Buenos Aires, Toronto e Montreal) e duas chegadas (de Toronto e Buenos Aires) foram canceladas.

🛬 O aeroporto de Guarulhos orienta que os passageiros procurem a companhia para maiores informações.

O g1 entrou em contato com a Air Canada para saber se mais voos no Brasil serão afetados, mas não obteve resposta até a última atualização.

Em nota divulgada neste sábado, a Air Canada lamenta os cancelamentos e orienta que os clientes afetados não se dirijam aos aeroportos.

De acordo com a companhia, passageiros afetados poderão solicitar reembolso integral pelo site ou aplicativo da empresa.

Segundo o porta-voz do Sindicato Canadense dos Empregados Públicos (CUPE), Hugh Pouliot, a greve começou após falta de acordo entre os funcionários e a companhia por reajuste salarial.

Os comissários iniciaram a paralisação por volta da 1h da manhã (5h no horário de Brasília) neste sábado. A paralisação total deve impactar cerca de 130 mil pessoas por dia, incluindo 25 mil canadenses que podem ficar retidos no exterior. A Air Canada opera cerca de 700 voos pelo mundo diariamente.

A Air Canada e o Sindicato Canadense dos Empregados Públicos estão em negociações contratuais há cerca de oito meses. Ambos os lados reconhecem que seguem distantes de um acordo referente à questão salarial e ao trabalho não remunerado dos comissários quando os aviões não estão em voo.

O sindicato recusou na sexta-feira (15) o pedido da companhia para levar o caso para intermediação do governo, uma medida que eliminaria o direito de greve e transferiria a decisão sobre os termos do acordo a um mediador independente.

A proposta mais recente da companhia incluía aumento de 38% na remuneração total — incluindo benefícios e aposentadoria — ao longo de quatro anos, o que, segundo a empresa, “tornaria nossos comissários os mais bem remunerados do Canadá”.

O sindicato, no entanto, rejeitou a proposta, alegando que o reajuste de 8% no primeiro ano não seria suficiente diante da inflação.

A ministra do Trabalho do Canadá, Patty Hajdu, se reuniu com representantes da empresa e do sindicato na noite de sexta-feira e pediu mais empenho para que chegassem a um acordo “de uma vez por todas”.

Painel de voos cancelados e atrasados da Air Canada no Aeroporto Internacional de Québec

Christinne Muschi/The Canadian Press via AP

Passageiros ficam em situação de incerteza

Ainda não se sabe por quanto tempo os aviões da companhia ficarão em solo, mas o diretor de Operações da Air Canada, Mark Nasr, afirmou que pode levar até uma semana para retomar totalmente a programação de voos se um acordo provisório for firmado.

O canadense Alex Laroche, de 21 anos, morador de Montreal, e a namorada estavam economizando desde o Natal para uma viagem à Europa. Agora, os US$ 8 mil gastos para o passeio, com hospedagem não reembolsável, estão em risco enquanto aguardam uma posição da Air Canada sobre o voo de sábado à noite para Nice, na França.

Laroche contou que chegou a considerar comprar passagens em outra companhia, mas os voos estavam quase lotados e custavam mais que o dobro dos US$ 3 mil pagos originalmente. “Neste momento, é apenas um jogo de espera”, disse ele à agência Associated Press.

A companhia disse também que tentará oferecer alternativas em outras companhias aéreas canadenses e estrangeiras, quando possível. Mas alertou que não há garantia de remarcação imediata, já que os voos de outras empresas estão lotados devido à alta temporada.

*Com informações da Associated Press

O que acontece quando há atraso ou cancelamento de voo?

Assim que a companhia aérea tiver conhecimento de que haverá o atraso ou cancelamento de voos, deve imediatamente notificar o consumidor.

Devem, ainda, partir da própria empresa as seguintes medidas:

manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados;

oferecer gratuitamente, de acordo com o tempo de espera, assistência material (veja mais abaixo);

oferecer reacomodação, reembolso integral ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, cabendo a escolha ao passageiro, quando houver atraso de voo superior a 4 horas ou cancelamento.

Tire todas as suas dúvidas aqui.

Voo atrasado ou cancelado? Veja os direitos do passageiro

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