
Tijolo ecológico reaproveita bagaço de cana e economiza areia || Foto Mateus Pereira/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos
O Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, recebe a Etapa Territorial do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação. Iniciado ontem (30), o evento segue até o final desta quinta-feira (31), com a exposição de projetos desenvolvidos por estudantes da rede pública. Focados na inovação e sustentabilidade, os trabalhos propõem soluções criativas para problemas reais do cotidiano.
Uma dessas soluções é o projeto Tijolo Ecológico: Bagaço de Cana na Construção Civil, desenvolvido pelos estudantes Thayná Silva e Gustavo Santos, do Centro Territorial de Educação Profissional de Medeiros Neto. Orientados pelo professor Xisto França, os jovens encontraram no bagaço da cana-de-açúcar uma alternativa para a fabricação de tijolos com menor custo e impacto ambiental.
“Na nossa cidade, temos uma usina de cana-de-açúcar que produz toneladas de bagaço. Em uma visita ao local, percebi que esse subproduto não estava sendo aproveitado e daí surgiu a ideia do tijolo”, explicou Thayá. Segundo os estudantes, a proposta permite uma economia de até 50% na quantidade de areia utilizada, resultando em significativa redução nos custos da construção civil.
Outro projeto que chama a atenção pela originalidade é o trabalho Geleia de beterraba: Alternativa para o Consumo de Vegetais na Alimentação Escolar, das estudantes Caline Oliveira e Mariângela Campos, do Colégio Estadual de Tempo Integral de Itambé. As jovens, que fazem o curso técnico em Nutrição e Dietética, criaram uma geleia nutritiva e saborosa a partir da beterraba, com o objetivo de reduzir o desperdício e incentivar hábitos alimentares mais saudáveis entre os estudantes.