G1

Alunos e professores passam mal após dedetização em escola da Grande Curitiba e aulas são suspensas


Caso aconteceu na Escola Municipal Izair Lago, em Quatro Barras. Segundo a prefeitura, ninguém apresentou sintomas graves. Alunos são atendidos após dedetização em escola

As aulas na Escola Municipal Izair Lago, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, foram suspensas nesta sexta-feira (11) após alunos e professores apresentarem reações alérgicas provocadas por uma dedetização realizada na unidade.

O serviço ocorreu na quarta-feira (9), por volta das 17h30, após o encerramento das aulas. De acordo com a prefeitura, a escola foi uma das seis unidades da rede municipal que passaram pela dedetização.

✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp

✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram

Segundo a empresa responsável pela aplicação do produto, a escola deveria aguardar 6h para utilizar o espaço novamente, e a prefeitura informou que o protocolo de segurança foi respeitado.

Apesar das medidas, na manhã de quinta-feira (10), cerca de 40 estudantes e servidores apresentaram reações alérgicas, com vermelhidão e coceira pelo corpo.

De acordo com a prefeitura, todos receberam atendimento médico e foram encaminhados à Unidade Básica de Saúde (UBS). Ainda segundo a prefeitura, nenhum apresentou sintomas graves.

À RPC, a mãe de um estudante relatou que o filho foi para a UBS duas vezes, na quinta.

"Ele começou a coçar o rosto inteiro, até à tarde ele ainda estava coçando atrás da orelha. Forneceram medicamento antialérgico e mandaram pra casa. À tarde, pediram pra gente retornar pra fazer exame de sangue e urina", contou.

LEIA TAMBÉM:

Crime: Mulher é mantida em cárcere privado em estúdio de música e estuprada por namorado e amigo dele, diz polícia

Curitiba: Paciente sofre necrose em parte íntima após harmonização, e denúncia leva à prisão de fisioterapeuta

Justiça: Pedreiro é condenado a 19 anos de prisão por matar cliente que reclamou de serviço e jogar corpo da vítima em rio

Alunos e professores passam mal após dedetização em escola da Grande Curitiba; aulas são suspensas

Reprodução/RPC

A empresa responsável pela dedetização informou à Prefeitura de Quatro Barras que o produto estava dentro dos padrões de licença e validade, e que a dosagem usada foi a recomendada em rótulo.

Em nota, a prefeitura informou uma das possíveis causas do agravamento do quadro, segundo apuração preliminar da Vigilância em Saúde, foi a falta de água enfrentada pela unidade escolar durante a madrugada de quarta-feira (10), provocada pelo rompimento de um cano da Sanepar.

Um caminhão-pipa foi imediatamente solicitado para abastecer a escola.

"Município informa que já adotou todas as providências e auxílios aos envolvidos, através da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. No momento, as equipes estão no local efetuando a devida orientação médica", disse a nota.

Alunos e professores passam mal após dedetização em escola da Grande Curitiba; aulas são suspensas

Reprodução/RPC

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná

Leia mais notícias no g1 Paraná.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.