G1

Alunos se tornam agentes mirins no combate à dengue em cidade do interior de SP: ‘Nosso multiplicador’


Iniciativa busca envolver a comunidade no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Alunos da rede municipal de Olímpia combatem à dengue com orientação dos professores

Os alunos da rede municipal de ensino de Olímpia (SP) se tornaram agentes mirins de endemias e auxiliam no combate à dengue, reforçando o trabalho de conscientização entre os moradores.

📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp

A iniciativa faz parte da campanha “Dengue Zero” e, para isso, as crianças receberam treinamento, passaram a visitar casas próximas às escolas para orientar a população sobre a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A ação, que é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação, busca transformar os estudantes em multiplicadores da informação, ensinando na prática os principais cuidados para evitar o avanço da doença.

Alunos de Olímpia se tornam agentes mirins de combate à dengue e visitam casas para conscientização

Reprodução/TV TEM

O projeto trabalha a conscientização de forma lúdica, utilizando materiais como a “Casa Correta e a Casa Incorreta” – uma maquete que exemplifica os cuidados necessários dentro de casa. A novidade deste ano é a atividade prática: os agentes mirins saem em passeata pelas ruas e fazem visitas domiciliares, verificando possíveis criadouros e orientando os moradores.

Durante as atividades, as crianças usam coletes e crachás. A ação conta com um mascote vestido de mosquito, além de música educativa. Um cronograma foi definido para atender todas as dez escolas de ensino fundamental da rede municipal.

A secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos, ressalta a importância de ações práticas durante a epidemia de dengue na região.

“A parceria com a Saúde é fundamental porque estamos enfrentando uma epidemia. Olímpia tem se mantido com bons índices graças a um trabalho intersetorial. Na educação, temos o privilégio de trabalhar diretamente com as crianças, que levam esse conhecimento para os pais e a comunidade”, destaca em entrevista à TV TEM.

Através de maquetes, as crianças aprendem sobre os cuidados necessários dentro de casa.

Reprodução/TV TEM

🦟Mobilização

Embora apresente um dos menores índices da doença na região noroeste de SP, Olímpia decretou estado de epidemia recentemente. Segundo o boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (1º), o município registrou 407 casos confirmados da doença e dois óbitos suspeitos.

As crianças aprendem sobre o ciclo do mosquito e, depois, realizam atividades práticas.

Reprodução/TV TEM

Para a agente de endemias Rute Costa, a participação das crianças na campanha tem um impacto direto na mudança de hábitos da população.

“A criança é nosso multiplicador. Elas chegam em casa, corrigem a família e mostram o que aprenderam. Isso é essencial para que cresçam conscientes e evitem que o mosquito continue causando problemas na região”, afirma.

Moradores que receberam a visita dos agentes mirins aprovaram a iniciativa. “Me emociona bastante, é muito bonito o trabalho deles”, disse a dona de casa Elizabete Domingues.

Com visitas em casas próximas às escolas, os alunos eliminam os focos de dengue na casa dos moradores do município.

Reprodução/TV TEM

Os alunos, por sua vez, demonstram entusiasmo com o aprendizado. Laura Brancalhão de Castro, de 9 anos, explica como funciona o ciclo do mosquito: “Os ovos viram larvas, que se alimentam da água e vão ficando mais fortes até se transformarem em mosquitos”.

Já João Gabriel Garcia, também de 9 anos, alerta para cuidados simples que fazem a diferença.

“Não pode deixar pratinhos com água porque os mosquitos podem colocar ovos. E se tiver cachorro, tem que esfregar o pote na hora de trocar a água, porque pode ter ovinhos também”, finaliza.

Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.