G1

AM terá exames de DNA gratuitos para zerar fila de paternidade; saiba como participar


TJAM firma parceria com governos para disponibilizar exames de DNA

O governador Wilson Lima anunciou nesta quinta-feira (11) o início do programa "Meu DNA", uma parceria entre o Governo do Amazonas, o Governo de São Paulo e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A iniciativa vai garantir a realização de 2,5 mil exames de DNA gratuitos em processos de investigação de paternidade que aguardavam solução na Justiça estadual.

A ação representa uma iniciativa para reduzir a fila de processos represados e atender famílias que não têm condições de arcar com os custos de um exame.

"Estamos garantindo a essas famílias e, principalmente, a crianças e adolescentes, o direito fundamental à identidade, de saber sua origem. Isso é cidadania e humanidade, e mostra o compromisso do Governo do Estado e do Tribunal de Justiça em olhar para quem mais precisa", destacou o governador Wilson Lima.

📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

As primeiras coletas de material genético foram feitas logo após a solenidade no Fórum Cível Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcellos, na zona sul de Manaus. O material será enviado ao Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), responsável pelas análises laboratoriais e emissão dos laudos.

O convênio firmado entre as instituições prevê a atuação conjunta de três frentes:

Sejusc (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas): responsável pelo repasse de recursos, cadastro dos beneficiários e fiscalização;

TJAM: organiza o fluxo de coletas e prioriza os processos de justiça gratuita;

Imesc: realiza as análises de DNA em São Paulo, utilizando tecnologia avançada em investigação genética.

A meta é zerar a fila de processos de investigação de paternidade no Amazonas. Segundo Wilson Lima, a medida também permitirá que os cartórios façam a retificação dos registros civis logo após a conclusão dos laudos.

Representando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, disse que o Amazonas será o primeiro “case de sucesso” da parceria. “O Governo do Amazonas abraçou essa causa desde o início e mostrou a importância dessa ação para a população em situação de vulnerabilidade social”, afirmou.

Governo do AM lança programa com 2,5 mil exames de DNA gratuitos para zerar fila de processos na Justiça.

Getty Images via BBC

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.