G1

Amazonas participa de maior pesquisa sobre favelas do Brasil para traçar perfil das periferias


Levantamento feito porta a porta em comunidades do Amazonas e do país busca dar voz e visibilidade aos moradores das favelas brasileiras, mostrando sua realidade social, econômica e cultural. Favelas têm realidade mapeada por levantamento

Moradores de comunidades do Amazonas e de todo o país participaram, entre os dias 4 e 6 de julho, da maior pesquisa já realizada nas favelas brasileiras.

O levantamento, conduzido pelo Data Favela em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), busca traçar um retrato inédito dos moradores desses territórios: quem são, como vivem, o que consomem e o que pensam nas periferias brasileiras.

📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

As equipes visitaram diversas comunidades de Manaus e municípios do interior, realizando a coleta de dados presencialmente, porta a porta, para garantir que as respostas reflitam fielmente o cotidiano das favelas.

Mais do que números, a pesquisa tem como objetivo dar voz e visibilidade a uma população que historicamente ficou à margem das estatísticas oficiais.

“É mais do que uma pesquisa: é reconhecimento, pertencimento e a chance de mostrar ao país quem somos de verdade”, destacou a coordenação da CUFA Amazonas.

Os resultados devem ser apresentados em outubro e terão projeção internacional, sendo levados a 70 países, ampliando o alcance das histórias, desafios e do potencial das favelas brasileiras.

Com o apoio direto de quem conhece e vive a realidade desses territórios, a pesquisa busca quebrar estereótipos e evidenciar a força social, econômica e cultural das favelas, inclusive na região amazônica.

Amazonas participa de maior pesquisa sobre favelas do Brasil para traçar perfil das periferias.

Divulgação

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.