Arara-canindé é resgatada no Mogi Moderno
Divulgação/PMMC
Uma arara-caindé foi resgatada nesta quinta-feira (17), após entrar em um estabelecimento no Mogi Moderno, em Mogi das Cruzes. Os funcionários do local controlaram a arara e acionaram o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A ave circulava pelo bairro há cinco dias.
De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o animal, que não tinha ferimentos no momento da captura, foi entregue ao Batalhão da Polícia Ambiental de Mogi das Cruzes e será encaminhado ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras), em São Paulo. Onde vai passar por triagem, avaliação clínica e cuidados necessários para sua reabilitação e reintegração ao habitat natural.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Essa espécie é nativa da fauna brasileira e protegida pela Lei de Crimes Ambientais. A captura ou manutenção ilegal de animais silvestres, como a arara-canindé é crime.
O veterinário Jefferson Leite, que é diretor da Vigilância em Saúde de Mogi das Cruzes, explicou a importância de resgatar um animal em segurança.
“Este tipo de ocorrência reforça o nosso compromisso com a proteção da fauna e a segurança da população. Cada animal resgatado com segurança é uma vitória para todos”, destacou.
Em casos de resgate de animais silvestres, o CCZ pode ser acionado pelos telefones 153, 4798-6799 ou 4798-6785. Ou a Polícia Ambiental pelo 4798-2737. As equipes são preparadas para atuarem nessas situações.
Leia também
Justiça condena Estado a indenizar ex-aluna que presenciou ataque na escola Raul Brasil, em Suzano
Ciee tem 229 vagas nas cidades do Alto Tietê nesta quinta-feira; confira
Pet na TV: Ong promove mutirão de castração de animais
Veja tudo sobre o Alto Tietê