
A Bahia teve o Projeto Educa Mais Bahia – Oficinas Educativas e as Interfaces com as Potencialidades do Território Educador, da Secretaria da Educação do Estado (SEC), selecionado no edital do Ministério da Educação (MEC) que reconhece experiências inspiradoras de gestão e projetos pedagógicos em tempo integral no país. A iniciativa está entre as 734 práticas classificadas em todo o Brasil.
O edital é resultado de uma parceria entre o MEC e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (TEIA). O objetivo é identificar e divulgar experiências bem-sucedidas que transformam a escola em um espaço mais atrativo, participativo e conectado com as realidades dos territórios.
A seleção contempla práticas que rompem com a fragmentação do conhecimento e envolvem estudantes, educadores e comunidades na construção de uma educação integral significativa. “A aprovação do Educa Mais Bahia neste edital reforça o compromisso da rede estadual com uma educação integral que dialoga com o território, valoriza a cultura local e amplia as oportunidades de aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou Nájila Lopes, coordenadora da Educação Integral da Bahia.
Mapeamento nacional e mostra em outubro