Mais de 40% dos municípios brasileiros estão em alerta por causa da baixa umidade do ar
Nesses dias de inverno, a umidade baixa do ar pôs mais de 40% dos municípios brasileiros em alerta.
O céu está sem nuvens e o tempo seco demais.
"Está horrível. Pele seca. O olho fica embaçado", diz uma mulher.
Em 2,3 mil cidades brasileiras, em grande área dopaís, a umidade relativa do ar está variando entre 30% e 20%.
“Até meados de setembro, geralmente final de agosto, ela fica mais intensa. Níveis de deserto são bem comuns de ocorrer nessa época do ano, que é o auge da nossa estação seca. Favorece os incêndios florestais, provoca desidratação e vários outros efeitos negativos", afirma Lizandro Gemiacki, meteorologista do Inmet.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, para que a gente se sinta confortável, a umidade do ar deve estar entre 40% e 60%. Valores mais baixos podem provocar desidratação, cansaço e infecções respiratórias. E para amenizar tudo isso:
“Tomar bastante água, investir em alimentos que são ricos em água, como frutas, sopas, chás. Não é só água que hidrata. Outra coisa é a gente lembrar de hidratar a pele, que a pele também é uma barreira de proteção para a gente. E a gente pode colocar em casa um umidificador. E, se não for possível umidificador, pode usar bacia de água ou toalha úmida, que já vai ajudar no desconforto da sensação de tempo seco”, explica a pneumologista Michelle Andreata.
A umidade do ar varia ao longo do dia. No meio da tarde, quando a temperatura sobe, ela despenca. E é neste momento que áreas como com uma praça que fica no Centro de Belo Horizonte oferecem um pouco de alívio para as pessoas, e também em pontos da cidade com totens que soltam vapor.
"A gente chega aqui, dá vontade de ficar. É fresquinho. O ar fresquinho", diz outra mulher.
O Joelson é vendedor nas ruas de Cuiabá, que nesta semana chegou a registrar 21% de umidade relativa do ar.
"Já ando até com meu copinho preparado aqui. Quando eu passo, já encosto, tomo uma água", diz ele.
No interior do Paraná, quem vende o refresco para secura também tem abusado dele.
“É um excelente hidratante, principalmente para quem pratica esporte. Uns três desses por dia está bom”, diz o garapeiro Jorge Fernandes.