Prato vencedor foi o Joelhinho à pururuca, criado pelo bar para o concurso e que acompanha mandioca cozida e manteiga de garrafa. Vencedor do 'Comida di Buteco' 2025, o Joelhinho à pururuca do Bar do Durante acompanha mandioca cozida e manteiga de garrafa.
Reprodução
O Bar do Durante, de Jaguariúna (SP) foi anunciado vencedor da 15ª edição do concurso Comida Di Buteco, com o prato "Joelhinho à pururuca", nesta terça-feira (13). O evento celebrou 25 anos e aconteceu entre os dias 11 de abril e 4 de maio na região de Campinas (SP).
📲 Receba notícias da região de Campinas no WhatsApp
O petisco vencedor, criado para a competição, é composto por joelho de porco defumado à pururuca com mandioca cozida e manteiga de garrafa.
A segunda colocação ficou com a Cantina 85, e a terceira com o Seo Bar. Do segundo ao quinto colocados, todos os bares são campineiros, confira quais são abaixo.
1º lugar - Bar do Durante
2º lugar - Cantina 85
3º lugar - Seo Bar
4º lugar - Quintal do Lindomar
5º lugar - Santa Esquina
A final nacional acontece no dia 1º de julho, em São Paulo, quando será eleito o boteco campeão entre todos os circuitos.
Sobre o concurso
Moradores das cidades de Campinas, Jaguariúna e Sumaré (SP) puderam visitar os 62 bares que participaram na região e degustar os petiscos criados para o evento. Confira a lista de participantes abaixo.
Ao todo, o concurso conta com 27 circuitos, abrangendo 50 cidades no país. São 1,2 mil butecos participantes em todas as regiões do Brasil. A cada ano, é proposto um tema para a criação dos petiscos. Em 2025, o tema foi livre e buscou celebrar os 25 anos do concurso.
Em 2024, o vencedor na região foi o Boteco do Pezão, com o petisco "A louca da Rosana". O boteco premiado com o primeiro lugar apostou em uma receita que levava carne de lagarto bovino servido com vinagrete de jiló acompanhado de pãozinho crocante.
Como funciona?
O concurso utiliza voto popular e de jurados para eleger o melhor 'buteco' de cada cidade. As notas variam de 1 a 10, nas categorias: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco corresponde a 70% do peso da nota, as demais categorias equivalem a 10% cada uma.
O voto do público e a nota dos jurados valem 50% da nota final. Os votos físicos são recolhidos e apurados por um instituto de pesquisas independente. Os últimos colocados em cada município (20% do total) perdem o direito de concorrer no ano seguinte.
Desde 2016, o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: depois de eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões. Então, é eleito o Melhor Buteco do Brasil.
Confira a lista dos bares que participaram em Campinas, Jaguariúna e Sumaré abaixo.
Bar da Árvore
Bar da Loira
Bar da Vila
Bar do Bau
Bar do Braz
Bar do Cação
Bar do Carioca
Bar do Durante
Bar do Furlan
Bar do Léo
Bar do Luis
Bar do Mineiro
Bar do Nicola
Bar do Portugues
Bar do Rafa
Bar do Saulo
Bar do Seo Fernando
Bar do Soares
Bar do Vô Mirão
Bar Dona Flor
Bar Du 6
Bar Preste Atenção
Bardellas
Boteco do Buza
Boteco do Chicao
Boteco do Pezão
Boteco Sem Frescura
Boteko do Cunhado
Botequim de Barão
Botiquim Pedro II
Cantina 85
Casquinha Bar
Chico Toicim Bar
Collab Bar
Dom Dama
Edu Bar de Minas
Empório D' Primeira
Eskina Bar
Espaço In Bar
Esquinao
Estação Aquidaban
Estação Campineira
Garten Bar
Loschibar
Malagueta Bar
Me Breja
Miúdo
Pastel da Isabel
Pé na Praia
Poeta Grill
Possante Bar
Quintal do Lindomar
Quiosque da Horta
Rei do Joelho
Santa Esquina
Santo Espeto
Seo Bar
Seo Porqueta - The king of Pork
Seo Roma Bar e Restaurante
Stadium Bar
Tonel Boteco e Espetaria
Villa Maria
Celebrando 25 anos, 'Comida Di Buteco' tem final para divulgar vencedor nesta terça-feira
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.