G1

Capacidade de 131 passageiros e passagem de R$ 138: como é a travessia marítima com catamarã que ficou à deriva na Bahia


Tripulantes de catamarã que chocou com barco de pesca são resgatados em Itaparica

A cidade de Salvador e o destino turístico de Morro de São Paulo, localizado na Ilha de Tinharé, em Cairu, ficam a cerca de 60 km de distância. Viagens diárias de catamarã são feitas entre os dois locais e duram cerca de 2h30. Em uma delas, na terça-feira (22), um acidente fez a embarcação ficar à deriva na Baía de Todos-os-Santos.

O acidente aconteceu com a embarcação Morro de São Paulo, da empresa Biotur, uma das que oferecem o transporte para chegar e sair do destino turístico. Na ocasião, o catamarã bateu em um barco de pescadores e teve danos. Quando a água começou a entrar na embarcação, os passageiros foram orientados a vestir coletes e entrar em botes salva-vidas.

Para chegar em Morro de São Paulo, os turistas que saem de Salvador têm três opções de transporte: táxi aéreo, travessia semi terrestre e travessia direta de catamarã. O acidente ocorreu justamente nesta última modalidade, em que os turistas saíram de Morro de São Paulo com destino a Salvador em um percurso que dura 2h30.

📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia

Segundo informações da Biotur, a embarcação envolvida no acidente comporta 131 passageiros, mas transportava apenas 98 passageiros e quatro tripulantes no momento do acidente. Com comprimento total de 21 metros, o catamarã pode chegar a velocidade de 18 a 22 Nós (cruzeiro).

O catamarã ainda conta com serviço de bar e serviço de bordo. O transporte opera diariamente, com duas viagens: uma em direção ao destino turístico e outra de volta a capital baiana. Confira:

LEIA TAMBÉM:

Casal que ficou à deriva em catamarã na Bahia viajou para lua de mel em Morro de São Paulo: 'Foi desesperador'

9h - Salvador para Morro de São Paulo

Saída: Terminal Turístico Náutico da Bahia, em Salvador

Chegada: Morro de São Paulo

Valor: R$ 152,51

11h30 - Morro de São Paulo para Salvador

Saída: Morro de São Paulo

Chegada: Terminal Turístico Náutico da Bahia, em Salvador

Valor: 138,71

Catamarã Morro de São Paulo

Biotur

Conforme a Marinha, a empresa do catamarã envolvida no acidente está regularizada e tem autorização para realizar o transporte de passageiros entre Salvador e Morro de São Paulo.

Em nota, a empresa Biotur informou que na terça-feira a embarcação saiu de Morro de São Paulo às 11h30, com previsão de chegada em Salvador às 13h40. Aproximadamente 1h20min após o início da viagem, houve um incidente com outra embarcação

A partir disso, foi feita a evacuação do catamarã de forma controlada, com o uso correto dos coletes salva-vidas e embarque em balsas. A Capitania dos Portos foi acionada imediatamente e embarcações de apoio foram mobilizadas para o resgate.

Desde o desembarque, a Biotour tem prestado assistência integral aos passageiros, oferecendo acolhimento, transporte e todo o suporte necessário.

Saiba o trajeto do catamarã que ficou à deriva na Bahia

Arte g1

Outros acidentes

Batida entre lanchas deixa vítimas na Bahia

Em 2025, pelo menos outros três acidentes envolvendo embarcações foram registrados. Em um deles, um empresário morreu e outras quatro pessoas tiveram ferimentos graves e precisaram ficar internadas. Relembre:

7 de abril

Duas lanchas que faziam travessia entre Morro de São Paulo e a cidade de Valença baterem de frente na Ilha da Coroa, na praia da Gamboa, vilarejo que pertence ao município de Cairu.

A vítima foi identificada como o empresário Gustavo Veloso. Ele trabalhava como gerente do restaurante Sambass Café, localizado na Segunda Praia de Morro de São Paulo, e voltava para casa, em Valença.

Muitos turistas e moradores usam esse serviço e as lanchas costumam parar na localidade da Gamboa, onde ocorreu o acidente, antes de seguirem para o destino final.

8 de maio

Duas pessoas ficaram feridas após uma lancha naufragar parcialmente, na Ilha de Tinharé, famoso destino turístico também localizado no município de Cairu.

A embarcação transportava 14 pessoas. O comandante da tripulação e uma turista tiveram ferimentos leves devido ao acidente. Segundo a Prefeitura de Cairu, a lancha apresentou uma entrada de água durante o passeio conhecido como "Volta à Ilha", entre os povoados de Garapuá e Morro de São Paulo.

17 de maio

Um princípio de incêndio atingiu uma lancha que fazia a travessia de passageiros entre Morro de São Paulo e Valença. Ninguém ficou ferido.

O caso ocorreu nas proximidades do atracadouro Bom Jardim, em Valença, no baixo sul da Bahia. Ao todo, 24 pessoas estavam na embarcação, entre elas dois tripulantes e 22 passageiros.

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.