G1

Casos de Mpox são confundidos com catapora em escolas no Amazonas; FVS explica diferenças


Casos de doença viral com sintomas semelhantes foram investigados e confirmados como outra infecção comum entre crianças, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde. Varicela/catapora

Getty Images via BBC

Casos registrados em escolas de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus, geraram um alerta inicial de Mpox, mas, após investigação e exames laboratoriais, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) confirmou que se tratava, na verdade, de varicela, conhecida como catapora.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o caso mobilizou equipes técnicas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), que atuaram junto ao município para reforçar medidas de vigilância e controle.

“Realizamos o acompanhamento adequado. Em Iranduba, promovemos reunião técnica com a Secretaria Municipal de Saúde para reforçar as ações e prestar os devidos esclarecimentos”, afirmou.

📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp

O responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, explicou que o contato com a vigilância local incluiu apoio técnico e orientações sobre os sintomas e medidas de contenção.

“Os exames confirmaram que não era mpox, e sim varicela, doença comum entre crianças e com sintomas semelhantes”, disse.

Recomendações nas escolas

A FVS-RCP orientou a adoção de medidas preventivas nas escolas, como:

Educação sobre sintomas e formas de transmissão;

Reforço na higiene com água, sabão e álcool 70%;

Afastamento imediato de casos suspeitos;

Ambientes ventilados;

Combate ao estigma com empatia.

A Secretaria Municipal de Saúde de Iranduba também emitiu nota oficial em suas redes sociais esclarecendo que não há casos de Mpox confirmados no município, e informou que os protocolos de vigilância foram reforçados.

A FVS-RCP divulgou, na quarta-feira (14), que não houve novos casos de Mpox registrados no Amazonas na última semana.

De acordo com o órgão, de 1º de janeiro a 14 de maio de 2025, foram 112 notificações, com 35 casos confirmados, 62 descartados e nenhum óbito. As atualizações são semanais, publicadas às quartas-feiras no site da fundação.

Diferenças entre as doenças

Apesar de semelhantes em alguns sintomas, como febre e lesões na pele, a varicela tem início mais rápido, com bolhas pelo corpo — principalmente em crianças. Já a Mpox pode causar febre alta, dores e lesões mais dolorosas, além de inchaço dos gânglios.

Vacinação é a principal forma de prevenção

A principal forma de prevenção contra a catapora é a vacina. A FVS-RCP informou que continua atuando com capacitação de profissionais, atualização de protocolos, apoio aos municípios e distribuição de vacinas, além de acompanhar a cobertura vacinal e implementar estratégias de bloqueio.

Amazonas tem três casos confirmados de MPOX

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.