Produtores de frutas no interior de SP fazem da colheita um momento de união
Reprodução/TV TEM
No sítio de Rosemeire Tobias, em Bálsamo (SP), não dá para não se surpreender: em cada canto há uma fruta diferente. É como se fossem vários pomares ao mesmo tempo.
A produtora cultiva mais de 30 espécies de frutas na propriedade e o pomar abastece a família. Além disso, o manejo muda de acordo com a variedade, e Rosemeire garante que, com os cuidados certos, a oferta dura praticamente o ano todo.
Rosemeire explica que, atualmente, está colhendo laranja, mamão, maracujá e limão, frutos de época. Ela também lembra que algumas espécies, se forem regadas corretamente, mantêm uma produção mais longa que outras, que só produzem quando estão em temporada.
Em outro sítio, em Guapiaçu (SP), o espaço de Neuza Camarim é mais do que uma plantação de frutas. É também um local de convivência, reuniões de família e contato com a natureza. Ela cultiva diversas espécies e compartilha a colheita com amigos e familiares.
O agrônomo Varlei Perozin lembra que é necessário cuidar do solo antes do plantio e que cada espécie precisa de um cuidado especial. Além disso, as plantas menores devem ser cultivadas em locais diferentes para que uma não atrapalhe o desenvolvimento das outras.
Veja a reportagem exibida no programa em 10/08/2025:
Colher fruta no pé é uma das riquezas de quem vive na zona rural
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo