G1

Com árvores doentes e falta de manutenção, Bauru assina plano de arborização para revitalizar áreas verdes


Moradores de Bauru reclamam de árvores doentes e perigosas

A Prefeitura de Bauru (SP) assinou na segunda-feira (14) o plano de arborização do município, que prevê ações para revitalizar áreas verdes e garantir a manutenção adequada das árvores. A medida busca reduzir riscos à população causados pela falta de cuidado, como quedas de galhos e sensação térmica elevada.

Maria Amélia Venâncio, que mora na Vila Dutra há 30 anos, vê os muros e calçadas de sua casa serem afetadas por uma grande árvore em frente à sua residência, principalmente nos dias de chuva e ventania forte.

📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp

"Eu fico insegura, com medo, né? Porque tem criança, moço, porque o quarto dela é aqui, com as meninas. O meu também é a mesma coisa. Lá no fundo, a raiz está até no banheiro", diz Maria em entrevista a TV TEM.

Com árvores doentes e falta de manutenção, Bauru assina Plano de Arborização para revitalizar áreas verdes

TV TEM/reprodução

Apesar de já ter buscado meios de retirar a árvore, Maria Amélia não possui condições financeiras para pagar a supressão que, se autorizada pela Prefeitura, é realizada pelo proprietário do imóvel segundo a legislação municipal de 1999.

"Vem um, passa aqui, quer 3 mil. Vem outro, passa aqui, quer 4 mil. Falei, ô filho, eu tô vendendo almoço para comprar a janta, eu não ganho tudo isso, não", conta.

🌳 Plano Diretor de Arborização Urbana

A empresa Neofloresta Serviços Ecossistêmicos, vencedora da licitação, foi contratada para executar o Plano Diretor de Arborização Urbana com prazo de um ano para a conclusão. A execução do plano será dividido em quatro etapas:

Relatório preliminar: parte de caracterização do município.

Diagnóstico preliminar e planejamento dos parâmetros técnicos: levantamento das principais informações qualitativas e quantitativas das árvores existentes, e também a avaliação de árvores com risco de queda.

Planejamento de arborização urbano: envolve gestão, manutenção e monitoramento; e a minuta preliminar do Plano Municipal de Arborização, com a indicação de como ser feita a poda de árvores, remoção e substituição de árvores, o monitoramento das árvores urbanas o planejamento da gestão de arborização.

Participação popular: sistematização das propostas apresentadas, realização de audiências públicas, apresentação final do Plano Municipal de Arborização e a proposta de revisão da legislação de arborização urbana.

As duas primeiras etapas, segundo a Prefeitura, deverão ser finalizadas em até cinco meses, a terceira tem previsão de duração de três meses e a quarta etapa deve durar quatro meses, totalizando 12 meses para a elaboração total do plano, que visa aumentar a resiliência de Bauru às mudanças climáticas e qualificar a paisagem.

"Dentro de 12 meses, a gente acredita que vai ter isso já georreferenciado, onde qualquer um vai poder acessar a casa dele, saber quanto tempo a árvore dele tem de vida, se tem ou não tem risco, e quando ela vai poder estar sendo suprimida" esclarece o coordenador de Políticas para o Meio Ambiente de Bauru, Sidnei Rodrigues.

Além disso, o coordenador esclarece que, apesar da supressão ser realizada pelo proprietário, pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social podem ser encaminhadas para a Secretaria do Meio Estar Social, onde é feita uma avaliação socioeconômica e a retirada é realizada pela Prefeitura.

🌳 Como identificar árvores em risco?

Com árvores doentes e falta de manutenção, Bauru assina Plano de Arborização para revitalizar áreas verdes

TV Tem/reprodução

Em 2024, mais de 530 árvores foram removidas com autorização da Secretaria do Meio Ambiente, com mais de 4 mil podas realizadas em Bauru (SP). No entanto, pode existir dúvidas em como identificar que uma árvore está em risco e precisa ser retirada, e a bióloga e especialista em Botânica Angélica Rodrigues compartilhou algumas dicas que podem facilitar essa avaliação:

Árvore sem folhas ou que está perdendo as folhagens;

Verificar se a árvore está oca ou com rachaduras;

Manchas no tronco;

Tronco que está se soltando da árvore;

Com árvores doentes e falta de manutenção, Bauru assina Plano de Arborização para revitalizar áreas verdes

TV TEM/reprodução

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília

VÍDEOS: assista às reportagens da região

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.