Evento na sede da Comvest, na Unicamp, marca lançamento do Vestibular 2026
Yasmin Castro/g1
O reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Paulo César Montagner, informou nesta sexta-feira (1ª) que a instituição pode oferecer novas graduações a partir do Vestibular 2027. A informação foi divulgada durante o lançamento do processo seletivo desse ano.
Em abril, a Unicamp aprovou o início do processo para criação de quatro cursos, o que aumentaria o número de vagas de 3.340 para 3.512. Segundo Paulo, o trâmite está "amadurecido", principalmente para a oferta do curso de fisioterapia, enquanto direito está no meio de uma "boa briga".
Veja a lista de cursos que podem ser disponibilizados pela Unicamp, conforme anunciado em abril:
direito: 50 vagas
fisioterapia: 40 vagas
licenciatura em história: 52 vagas
licenciatura em inglês: 30 vagas
"[Fisioterapia] é um curso que a gente tinha planejado para a FCA [Faculdade de Ciências Aplicadas] em Limeira, mas que acabou não acontecendo. Hoje a Faculdade de Ciências Médicas construiu esse projeto. Ele está bastante maduro para ser iniciado", comentou.
"Aqui nós temos uma forte área de saúde, o que facilita a formação de alta qualificação nessa tão importante área, sobretudo, com um planejamento mais fácil para a universidade e com a contratação de menos profissionais, pois já temos um corpo docente bastante robusto".
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Direito em debate e outros cursos
Sobre o curso de direito, Montagner diz que o processo para criação do curso de direito está no meio de uma "boa briga" entre os campus da instituição. Embora o projeto tenha nascido em Campinas, ele afirma que a FCA de Limeira também tem interesse em sediar um curso. Por isso, uma mesa de trabalho deve ser criada para debater o tema.
Já o curso de letras em inglês, que será noturno, está "aprovado e em condições de ser implementado", destacou o reitor. A Unicamp ainda tem planos para ampliar o número de vagas em outras áreas, assunto que deve ser discutido ao longo de 2026.
Vestibular 2026
Nesta sexta-feira (1º) a Unicamp realizou o lançamento oficial do Vestibular 2026, que receberá inscrições até o dia 1º de setembro. Ao todo são 2.520 vagas em 69 cursos superiores.
A principal novidade está na retirada da prova de habilidades específicas para o curso de arquitetura e urbanismo e a redução de duas questões da segunda fase.
Além disso, a prova será realizada pela manhã, assim como ocorreu no Vestibular 2025. Para conferir todos os detalhes, clique AQUI.
Veja o calendário completo:
Inscrições e pagamento da taxa de inscrição: 1º de agosto a 1º de setembro
Prova de habilidades específicas - música: setembro
1ª fase do vestibular: 26 de outubro
2ª fase do vestibular: 30 de novembro a 1º de dezembro
Provas de habilidades específicas: 3 a 5 de dezembro
Divulgação dos aprovados em 1ª chamada: 23 de janeiro de 2026
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.