G1

Com frente fria, feriado de Páscoa e Tiradentes tem previsão de chuva e queda nas temperaturas no Vale e região; confira


Maior acumulado de chuva deve ser registrado no sábado (19), principalmente no Litoral Norte. Com frente fria, Feriado de Páscoa e Tiradentes terá chuva e queda nas temperaturas no Vale e região

g1

O feriado prolongado entre a Sexta-feira Santa (18) e o Dia de Tiradentes, que neste ano cai na segunda-feira (21), tem previsão de passagem de uma frente fria na região do Vale do Paraíba, o que deve provocar queda nas temperaturas e chuva nos próximos dias.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp

A sexta-feira amanheceu com o nevoeiro típico da época. Ao longo do dia, o tempo deve abrir e a temperatura subir no período da tarde. Por conta desse aumento da temperatura e da atuação de um cavado na região, há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas.

Os locais que mais devem ter atenção à condição são as cidades do fundo do Vale do Paraíba, próximas a Minas Gerais, e as da Serra da Mantiqueira, como Campos do Jordão, que deve receber 400 mil turistas nos próximos dias.

🌧️ Na meteorologia, cavados são correntes de vento no céu que ajudam a formar as nuvens de tempestade. Quando eles atuam junto com a mistura entre alta nas temperaturas e umidade, há risco de chuva forte.

Chuva no Vale do Paraíba

Maria Eduarda/Vanguarda Repórter

A mudança mais brusca no tempo, porém, está prevista para o sábado, quando uma frente fria vai avançar sobre todo o Sudeste do país. A condição vai causar chuvas em toda a região do Vale do Paraíba.

“A frente fria chega no sábado e, de tarde, deve ter chuva em toda a região. Em alguns pontos até chuva forte”, afirma Giovanni Dolif, coordenador de operações substituto do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Segundo o órgão federal, o Litoral Norte deve ser a região com mais acumulado de chuva no fim de semana:

Litoral Norte: cerca de 60 milímetros

Serra da Mantiqueira: de 10 a 40 milímetros

Vale do Paraíba: de 5 a 30 milímetros

Além de provocar chuva, a frente fria vai derrubar as temperaturas na região, já que vai espalhar ar frio, de origem polar. A tendência é que as temperaturas não passem dos 28ºC. As mínimas devem ficar na casa dos 15ºC.

A previsão do meteorologista Giovanni Dolif, do Cemaden, aponta ainda que o domingo deve ser um dia típico pós-chegada de uma frente fria: ventos frescos e abertura de sol, mas com aumento da nebulosidade de tarde. O Litoral Norte seguirá com risco de chuva.

Na segunda-feira, a tendência é que as temperaturas sejam amenas e de sol entre nuvens, com possibilidade menor de chover.

Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.