G1

Conclave muda rotina da família de cardeal nascido em SP que pode ser novo papa: 'Sempre atento à TV'


Dom Sérgio da Rocha, de 65 anos, é um dos sete cardeais brasileiros aptos a votar na escolha do novo líder da Igreja Católica. Primeira votação terminou sem definição, nesta quarta (7). Cardeal nascido em Dobrada, SP, pode se tornar líder da Igreja Católica

A família de Dom Sérgio da Rocha, de 65 anos, um dos sete cardeais brasileiros aptos a votar no conclave, que escolhe o próximo papa, reforçou a torcida para que ele seja escolhido o novo líder da Igreja Católica.

Nesta quarta-feira (7), a chaminé da Capela Sistina expeliu fumaça preta após a primeira votação do conclave, anunciando que um novo papa ainda não foi escolhido pelos cardeais.

Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp

Dom Sérgio nasceu em Dobrada (SP) em outubro de 1959, mas atualmente é arcebispo de Salvador (BA). Venício Ramos, que é primo do cardeal e mora no interior de São Paulo, descreveu a expectativa da família.

"Agora o coração começa a bater mais forte e [estou] cada vez mais ansioso, na expectativa de que saia uma fumaça branca e que seja o Dom Sérgio", disse à EPTV, afiliada da TV Globo.

Dom Sérgio da Rocha em juramento no conclave

Vatican News

Dom Sérgio embarcou para Roma no dia 22 de abril ao ser convocado um dia após a morte do papa Francisco. Pelas regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar. Entre os oito cardeais brasileiros, sete atendem a esse critério.

Com a indefinição desta quarta-feira, os fiéis terão agora de esperar até quinta (8), quando novas rodadas de votação no conclave ocorrerão.

"Confesso que é tudo muito novo, e é um momento de estar sempre atento à televisão e aguardando."

Dom Sérgio da Rocha, atual arcebispo de Salvador e cardeal brasileiro

Divulgação/Arquidiocese de Salvador

Como funciona o conclave

A duração média dos últimos 10 conclaves foi de 3,2 dias, e nenhum durou mais de cinco. As duas últimas eleições — em 2005, quando o papa Bento XVI foi escolhido, e em 2013, quando Francisco emergiu vencedor — foram concluídas em apenas dois dias.

De modo geral, as eleições dos últimos 100 anos foram rapidamente resolvidas.

O conclave ocorre ao longo de quantas rodadas de votação forem necessárias. Se os cardeais da Igreja Católica não tiverem escolhido um novo papa até o terceiro dia do conclave, então as coisas não estarão saindo como planejado.

Conclaves curtos, encerrados em poucos dias, projetam uma imagem de unidade, e a última coisa que os cardeais de vestes vermelhas querem é dar a impressão de que estão divididos e que a Igreja está à deriva após a morte do papa Francisco, no mês passado.

Caso a fumaça branca não saia em três dias, as votações serão interrompidas por 24 horas para que os cardeais tenham um período de oração e reflexão.

Arte g1

Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca

Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.