G1

Criança de 9 anos chama atenção da Igreja Católica pela rotina religiosa e devoção a diversos santos


Criança de 9 anos chama atenção da Igreja Católica pela rotina religiosa

Juazeiro do Norte é uma das cidades mais católicas do Brasil. O município vive romarias permanentes, com devotos visitando os principais pontos turísticos religiosos durante todo o ano. Mas a fé que envolve o povo romeiro também está presente no morador da cidade criada por Padre Cícero.

E é no bairro Salesianos que encontramos um desses moradores, o João Pedro Vitoriano Barbosa, de apenas nove anos. Ele é conhecido como o pequeno devoto. Apelido que ganhou antes dos três anos quando a família percebeu a admiração que ele tinha pelos mais diversos santos. Para os pais foi uma surpresa.

✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp

"Foi um processo, tive medo. Uma criança de dois anos e meio já se revelando, rezando, cantando as primeiras palavras, todas voltadas à religiosidade, isso me deixou apreensiva. Com o tempo eu fui me acostumando, vi que era uma coisa natural dele. Ele rezava de manhã, de tarde e de noite. Quando eu via a alegria dele nas missas, nós achamos interessante e apoiamos", afirma a mãe e professora, Ana Lúcia.

A rotina dele é toda adaptada aos momentos católicos. Desde as primeiras horas da manhã, que começa com orações, até a ida à escola, para onde leva todo dia um terço e um dos santos que tem em casa. O intuito é fazer um momento de oração com os colegas no intervalo das aulas. Ele está no 4º ano do ensino fundamental. Participa do coral na igreja, do terço da misericórdia toda quinta-feira às três da tarde, das adorações nas sextas e também gosta de se confessar com algum padre uma vez por mês. Além disso, canta nas renovações, eventos católicos tradicionais no interior do Ceará. E no fim de semana não deixa de comparecer à missa. Para ele é um momento sagrado que não pode faltar. Se os pais não podem levar, ele procura os outros parentes. E sabe decorado todo o ritual litúrgico.

"Eu sempre gostei de ter os meus santinhos. Quando eu nasci tinha só um santo e a Bíblia, hoje tem um monte de santo. Toda missa que eu vou no domingo eu recebo a hóstia!"

Isso mesmo, você não leu errado, ele já recebe a hóstia, que representa o Corpo e o Sangue de Cristo na celebração eucarística. E que só pode receber quem já fez a Primeira Comunhão, que geralmente ocorre por volta dos dez anos. João Pedro adiantou esse processo e fez a preparação para a eucaristia aos sete anos, após ir pessoalmente com o pai, pedir autorização ao Bispo da Diocese de Crato para realizar a cerimônia.

Criança de nove anos mantém rotina de fé e devoção e sonha em ser padre

Arquivo pessoal

"Eu queria muito receber a comunhão de Jesus Cristo! Eu levei até o bispo a história de que dom Bosco fez a primeira eucaristia com sete anos. Desde pequenininho eu via as pessoas comungando e eu ficava triste porque não podia. Aí ele autorizou. Foi um privilégio muito grande receber Jesus Cristo no santíssimo sacramento do altar. Toda missa que eu vou no domingo eu recebo a hóstia", diz João Pedro.

Mas a adoração aos santos não fica apenas nas cerimônias católicas. João Pedro faz brincadeiras temáticas em casa também. Ele prepara um carro-andor, que é um dos elementos que mais simbolizam as romarias, onde a imagem do santo é carregada, enfeitada com flores e outras ornamentações. E assim, realiza em casa, a própria procissão, passeando pelos cômodos. E ainda mais, canta, reza, celebra a missa. E quando os amigos chegam, eles também têm que entrar na brincadeira.

"Ele envolve as crianças nas mesmas brincadeiras. E elas vão, é tão natural. Quando a gente percebe, já tá acontecendo. É correndo, fazendo as procissões. Ele rezando e cantando com as crianças. Tudo ele leva pro lado religioso. Mas ele também é uma criança que joga bola, anda de bicicleta, assiste TV. É um orgulho para nossa família", diz a mãe.

Em casa são mais de duzentas imagens de santos. E ele sabe muito sobre a história deles. João Pedro não esconde quais biografias mais admira.

Criança de nove anos é referência pela fé e devoção a diversos santos católicos

Arquivo pessoal

"Eu faço todas as novenas dos santos que eu tenho. Mas tenho muita devoção a Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Meus santos favoritos são Santa Clara e São Francisco. São Francisco lia a Bíblia e via que era aquilo que ele queria. No tempo da lepra, ele cuidava das pessoas doentes. E Santa Clara fugiu da casa dela para ser freira beneditina".

Para o aniversário de nove anos, que foi em março deste ano, ele escolheu homenagear Santa Terezinha do Menino Jesus,

Quando perguntado sobre Padre Cícero, ele também já tem resposta pronta.

"Padre Cícero pra mim já é um santo. Em todos os lugares em Juazeiro do Norte tem milhares de milagres dele. Ele tinha muita fé, além de ser uma figura histórica. Muito importante e muito querido pelos romeiros".

E para o futuro, ele já escolheu o que pretende ser: padre. Diz que vai estudar teologia e filosofia.

"Quero ser padre, padre da matriz. Depois quero fazer minha própria igreja. Uma igreja de Nossa Senhora do Carmo, uma de São Francisco, Santa Clara e de Nossa Senhora de Nazaré. Quero cuidar de todas".

Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.