Compositor paraibano compôs músicas que viraram grandes sucessos na voz de artistas como Ney Matogrosso e Elba Ramalho. Antônio Barros e Cecéu no início da carreira
Reprodução/TV Cabo Branco
O compositor paraibano Antônio Barros, que morreu neste domingo (5), aos 95 anos, escreveu centenas de músicas que atravessaram gerações e durante décadas foram interpretadas por artistas como Ney Matogrosso e Marinês. O g1 relembra nesta reportagem as principais músicas compostas por Antônio Barros.
Junto com Cecéu, companheira de vida e de arte, Antônio Barros compôs canções como "Procurando Tu", sucesso com o Trio Nordestino, que aliás, aparece entre os artistas que mais gravaram o compositor paraibano.
"Homem com H" se tornou hino na voz de Ney Matogrosso. Composta por Antônio Barros, a canção virou símbolo da carreira de Ney, um dos artistas mais consagrados da Música Popular Brasileira (MPB).
"Por debaixo dos panos", uma das músicas e mais irreverentes obras da dupla, também foi interpretada por Ney Matogrosso.
Elba Ramalho também cantou Antônio Barros, e fez sucesso com a música "Bate Coração", uma das mais conhecidas na voz da também paraibana.
Antes de serem conhecidos como Antônio Barros e Cecéu a dupla de compositores e cantores eram conhecidos como Tony e Mary
Reprodução/TV Cabo Branco
"É proibido cochilar", sucesso com Os Três do Nordeste, se tornou um dos símbolos dos festejos juninos do Nordeste e uma das mais tocadas em toda a região.
Quando João Pessoa fez 437 anos, em 2022, um levantamento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) apontou que "É proibido cochilar" foi a canção mais tocada em shows realizados na capital paraibana nos cinco anos anteriores.
Além das canções mencionadas nesta reportagem, Antônio Barros escreveu centenas de outras músicas que ajudaram a escrever a história da música nordestina. Um legado precioso que será cultivado cada vez que uma canção dele voltar a tocar.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba