G1

Dengue avança e vira epidemia em um terço da cidade de São Paulo


Capital registrou 39.109 casos e 10 mortes neste ano. Jardim Ângela, na Zona Sul, concentra o maior número de casos, com incidência de 936 casos por cada 100 mil habitantes. Dengue avança na capital e é considerada epidêmica em 33 bairros

O número de casos de dengue segue crescendo na cidade de São Paulo. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, a capital já registra 39.109 casos e 10 mortes relacionadas à doença.

Um terço do território paulistano já se encontra em estado de epidemia, classificação adotada quando a taxa de incidência ultrapassa 300 casos por 100 mil habitantes — ao todo, são 33 bairros nessa situação.

A região com o maior número de casos segue sendo a do Jardim Ângela. Na semana passada, o bairro tinha 3.004 casos. Nesta, são 3.271.

Ainda na Zona Sul, Capão Redondo (2.175), Grajaú (1.847) e Jardim São Luiz (1.290) estão entre os cinco bairros com mais casos registrados na cidade. Na Zona Norte, a Brasilândia concentra 1.770 casos.

Bairros de São Paulo com mais casos de dengue até a 17ª semana epidemiológica

Reprodução/TV Globo

Aumento no número de casos

A capital registrou um aumento de casos, passando de 34.674, na semana epidemiológica 16, para 39.109 casos da doença na semana 17. Um aumento de 12,8% no número de casos.

Uma das explicações para o aumento do número de casos tem a ver com os sorotipos da doença que estão circulando na cidade.

"Tem quatro sorotipos do vírus da dengue. Então, a gente pode se infectar pelo vírus até quatro vezes na vida, porque a infecção por um sorotipo específico te dá imunidade somente para aquele sorotipo", explica a médica Carla Kobayashi, do Hospital Sírio-Libanês.

A médica também afirma que, nos últimos anos, era comum a circulação dos sorotipos 1 e 2, mas que no final do ano passado começou a ter a circulação dos outros dois: o 3 e o 4.

"O que isso significa? Significa que uma boa parte da população nunca foi exposta e também não tem a imunidade para esses dois sorotipos, o que pode levar a um aumento no número de casos", diz.

Epidemia na Zona Leste

Casos de dengue na região de Jardim Ângela, em São Paulo

Reprodução/TV Globo

O cenário enfrentado pelo Jardim Ângela neste ano foi registrado em Itaquera, na Zona Leste capital, no último ano. Em 2025, o bairro soma 403 casos confirmados. No mesmo período de 2024, eram 5.080 casos por 100 mil habitantes, com 10.849 casos confirmados.

Evolução do número de casos de dengue no Jardim Ângela por semana epidemiológica de 2025

Reprodução/TV Globo

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.