G1

Denúncias de maus-tratos contra crianças aumentam na região de Jundiaí


Casos de maus-tratos contra menores tem aumento de 50% em Itupeva

As denúncias de maus-tratos contra crianças feitas ao Disque 100 aumentaram na região de Jundiaí (SP).

Em Itupeva (SP), as denúncias cresceram quase 50% na primeira metade deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.

📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

Conforme reportagem exibida pela TV TEM, um homem foi preso suspeito de agredir a filha de seis anos, em Itupeva. Dois dias depois, uma mulher foi detida suspeita de agredir os filhos, de cinco e sete anos, com fios, no mesmo município.

Neste ano, cerca de 30 boletins de ocorrência foram registrados na Delegacia da Mulher (DDM) de Jundiaí, que também atua nesse tipo de crime. Na cidade, mais de 1.700 denúncias foram realizadas pelo canal de atendimento Disque 100.

"O crime de maus-tratos se configura quando uma pessoa que tenha a guarda, autoridade ou vigilância sobre uma criança ou adolescente, a pretexto de educação, acaba por expor a vida dessa criança ou adolescente a perigo, por meio de ações como abuso dos meios de correção, disciplina, privação de alimentos, privação de cuidados essenciais ou exposição a trabalhos excessivos e inadequados", explica Ingrid Carneiro, delegada da DDM.

Em Campo Limpo Paulista (SP), foram 392 violações no primeiro semestre. O conselheiro Tutelar, Tiago Garcia, ainda ressalta que é o dever da população proteger crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos.

"Nós precisamos lembrar, primeiramente, que o Estatuto da Criança e do Adolescente salienta que é dever de todos proteger a criança e o adolescente. Então, não podemos — e nem precisamos — depender somente das políticas públicas, pois a população também tem esse dever de cuidar", finaliza.

Denúncias de maus-tratos contra crianças aumentam na região de Jundiaí (SP)

TV TEM/Reprodução

Confira outros destaques do g1

g1 em 1 minuto: fã joga calcinha no palco de Luan Santana e artista coloca na boca

Polícia prende professor de música condenado a 20 anos de prisão por estuprar aluna durante as aulas

VÍDEO: fã joga calcinha no palco de Luan Santana e viraliza após artista confundir com peça comestível e colocar na boca

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.