Veja o passo a passo para fazer doce de pau de mamão
O Sabores do Campo deste domingo (20) foi até a comunidade rural de Lagolândia, distrito de Pirenópolis, um lugar de grande valor histórico. Lá viveu, no século passado, Benedita Cipriano, mais conhecida como Santa Dica, uma personagem do messianismo brasileiro. A Chistiane Florência de Sousa faz o doce há mais de 30 anos e hoje nos ensina a receita do doce de pau de mamão.
A Cristiane, é moradora de Lagolândia e aprendeu a receita com a avó, enquanto a família preparava esse e mais outros doces.
"Normalmente é um pé de mamão que já produziu muito e aí o caule fica bem grosso, às vezes ele cai e foi assim que surgiu. Vamos descascar esse mamão, tirar a primeira pele e ralar", conta.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Benedita Cipriano, a Santa Dica, é fundadora da cidade e começou a tradição distribuindo doces para os romeiros durante a festa de em homenagem ao Divino Pai Eterno, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
"Para ela servir o doce na festa era como se ela imaginasse que seria o doce do céu. E aí isso foi só aumentando a tradição e hoje a festa é a festa do Divino Pai Eterno, de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, popularmente conhecida como festa do doce", contou Cristiane.
LEIA TAMBÉM:
Coxinha de Tilápia: Jornal do Campo ensina receita de salgadinho frito crocante
Carneiro ao molho de jabuticaba: Jornal do Campo ensina receita com toque regional
Doce de casca de laranja: Jornal do Campo ensina receita tradicional que reúne comunidade rural em Goiás
Doce de pau de mamão é uma tradição na Festa do Doce
Reprodução/TV Anhanguera
O passo a passo de uma receita tradicional do doce de pau de mamão. Para começar, é preciso ir lá no quintal buscar o caule do pé de mamão. Nossa receita vai render para 20 pessoas. Veja os ingredientes e o modo de preparo.
Ingredientes para 2kg de doce:
3 pratos de caule ralado;
1 prato de açúcar;
1 prato de doce de leite.
Modo de preparo:
Primeiro a gente prepara o caule ralado, ele tem uma seiva e para tirar, lave e coloque num pano de prato para secar;
Depois de secar tudo é hora de ir para o tacho bem quente. Vai acrescentando aos poucos o pau de mamão ralado e logo em seguida já coloque também o açúcar;
Depois mexa até o açúcar dissolver e cozinhar o mamão;
Depois a gente vai cozinhar o caule. Durante o processo ele vai soltando uma água. Quando estiver bem seco chegou no ponto bom;
Depois disso coloque o doce de leite e misture bem. O ponto certo é quendo estiver bem cremoso;
Depois de pronto é só deixar esfriar.
Doce de pau de mamão
Reprodução/TV Anhanguera
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.