G1

Dois desaparecidos políticos da ditadura são identificados na vala clandestina de Perus em SP


As vítimas são Denis Casemiro e Grenaldo de Jesus Silva, que lutam contra o regime militar. Restos mortais foram encontrados na vala clandestina de Perus

Reprodução/Prefeitura de SP

A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos anunciou a identificação dos restos mortais de Denis Casemiro e Grenaldo de Jesus Silva, desaparecidos políticos da ditadura, na vala clandestina de Perus, na Zona Norte de São Paulo.

"Ambos lutaram pela democracia e pela liberdade e foram presos pelo Exército, torturados, assassinados e tiveram seus corpos desaparecidos. Identificá-los é um passo fundamental na reparação histórica e no direito à memória e à verdade", diz a comissão em nota divulgada na terça-feira (15).

Natural de São Luiz, Grenaldo era militar na Marinha brasileira. Um mês após o golpe de 1964, ele foi expulso da instituição por lutar contra a ditadura. Já Denis nasceu no interior de São Paulo. Era trabalhador rural e veio para capital trabalhar como operário em uma fábrica da Volkswagen.

"Os dois tinham um sonho, um sonho de maior igualdade, de maior justiça social, de que as pessoas pobres fossem bem tratadas e mais felizes", disse a procuradora regional da República Eugênia Augusta Gonzaga em coletiva de imprensa nesta quarta (16).

A identificação das vítimas da ditadura é um trabalho do Projeto Perus, fruto de uma parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Prefeitura de São Paulo e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Vala Clandestina

A Vala Clandestina de Perus está localizada no Cemitério Dom Bosco, na Zona Norte de São Paulo, e foi descoberta pelo repórter Caco Barcellos em 1990, enquanto ele investigava homicídios praticados por policiais militares.

Na década de 1970, em plena ditadura, a Comissão de Familiares de Desaparecidos Políticos denunciava a existência do cemitério clandestino na capital paulista.

Estado brasileiro pede desculpas a familiares de desaparecidos políticos durante à distadura militar

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.