Animal desnutrido abrigo para animais Planaltina
Divulgação/DRCA
O dono de um abrigo clandestino de animais em Planaltina, no Distrito Federal, usava produtos químicos para acelerar a decomposição dos cachorros mortos no local.
O homem, de 21 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil nesta quarta-feira (5) pelo crime de maus-tratos. O abrigo foi fechado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O uso de produtos químicos tinha a intenção era "disfarçar" o cheiro do processo para não chamar atenção dos vizinhos.
No local, policiais encontraram 10 cães mortos em diferentes estágios de decomposição. Alguns foram encontrados apenas com pelagem ou ossos.
Um dos cachorros encontrado morto estava preso em uma grade, indicando uma tentativa de fuga (veja a imagem abaixo).
Cachorro foi encontrado preso em grade e em estágio avançado de decomposição
Divulgação/DRCA
Abrigo clandestino
De acordo com relatos ouvidos pelo g1, o local hospedava cães periodicamente e cobrava uma mensalidade de R$ 600 dos tutores além da ração para hospedar os animais.
Os questionamentos em relação ao abrigo começaram a surgir depois que tutores deixaram de receber notícias dos pets e passaram a ter dificuldades de fazer visitas ao local.
"Ele [o dono] não era um completo desconhecido. Eu tinha confiança. Deixei com ele dois cachorros que resgatei e por três anos havia visita constante, ele mandava foto dos cachorros e estava tudo bem... Foi em meados de janeiro que começamos a perceber algumas faltas", contou uma das tutoras ao g1.
Ela conta que nos últimos meses o dono do local parou de mandar fotos dos cães, não atendia ligações e dava desculpas quando os tutores queriam fazer visitas.
Foi quando a Delegacia de Repressão aos Crimes contra Animais (DRCA) foi acionada para inspecionar o abrigo.
Dez cães mortos
Dono da clínica teria usado produtos químicos para acelerar decomposição dos animais mortos
Divulgação/DRCA
O local estava localizado na quadra 60 de Planaltina e tinha mais de 10 cães hospedados. As imagens mostram que os animais ficavam presos em baias, onde morreram e não foram retirados.
Dois cachorros foram encontrados vivos em meio a um ambiente sujo, com diversos dejetos e ossos. Eles apresentavam avançado estado de desnutrição e foram resgatados.
Ainda não se sabe o que poder ter ocasionado a morte dos cães que foram encontrados sem vida, a polícia suspeita ainda que o número de cachorros que foram mortos no abrigo pode aumentar.
O dono do abrigo, um homem de 21 anos, foi preso em flagrante autuado por sete crimes de maus-tratos a cães. Ainda segundo a polícia, cinco crimes têm pena aumentada pelo resultado de morte.
O caso é investigado pela Polícia Civil.
Abrigo tinha ossos em diversos ambientes
Divulgação/DRCA
O que fazer em casos de maus tratos a animais?
O que fazer em casos de maus tratos a animais?
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Dois bezerros e uma vaca morrem após suposto ataque de onça no DF
COGUMELOS: PCDF prende organização criminosa que vendia alucinógenos para todo o país
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.