Mensagem enganosa atribuída a Francisco diz para cristãos 'comerem o que quiserem' na Semana Santa e circula ao menos desde 2018 nas redes sociais. É #FAKE que papa Francisco tenha dito que está liberado comer carne vermelha na Sexta-feira Santa
Reprodução
Circula nas redes socias uma mensagem que diz que o Papa Francisco teria dito para "comerem o que quiserem na Semana Santa", porque “o sacrifício não está no estômago, mas no coração”. É #FAKE.
selo fake
g1
🔴O que diz a mensagem falsa?
O Fato ou Fake encontrou o mesmo texto em inglês, espanhol e português. Veja um exemplo:
“Comam o que quiserem na Semana Santa, o sacrifício não está no estômago, mas no coração. Eles abstêm-se de comer carne, mas não falam com os irmãos ou familiares, não vão visitar os pais ou pesa-lhes atendê-los. Não partilham a comida com os necessitados, proíbem os filhos de verem o pai, proíbem os avós de verem os netos, criticam a vida dos outros, espancam a mulher etc... Um bom churrasco ou um guisado de carne não vai fazer de você uma pessoa ruim, assim como um filé de peixe não vai fazer de você santo. Melhor procurarmos ter um relacionamento mais profundo com Deus através de um tratamento melhor ao próximo. Sejamos menos soberbos e mais humildes de coração. ️Papa Francisco️".
⚠️Por que a mensagem é falsa?
Francisco nunca disse para cristãos comerem o que quiserem durante o período Semana Santa. Ao pesquisar por termos do texto viral no site da Santa Sé, o Fato ou Fake não encontrou qualquer recomendação como essa no histórico completo de mensagens do pontífice. A busca no portal foi indicada ao Fato ou Fake pela assessoria de imprensa do Vaticano.
Em uma declaração de 31 de março de 2021, no início da Semana Santa, Francisco ressaltou: "A Sexta-Feira Santa é um dia de penitência, jejum e oração."
Em uma meditação matutina de 20 de fevereiro de 2015, ele afirmou que o jejum não é apenas o ato de deixar de comer carne, mas deve ser também "um jejum que vem do coração", evidenciando a importância de fazer boas ações.
A mensagem falsa também foi desmentida pela Agência Católica de Informação (ACI), reconhecida como uma associação educacional sem fins lucrativos vinculada à Igreja Católica, em 17 de fevereiro de 2024. “Em nenhuma de suas mensagens o papa promoveu que os fiéis substituíssem o jejum e a abstinência – que durante a Semana Santa devem ser observados na Sexta-feira Santa – por outras práticas penitenciais”, escreveu a agência.
📌 Quando as publicações começaram a circular?
A mesma mensagem circula ao menos desde 2018 nas redes sociais. Neste ano, o Fato ou Fake encontrou a declaração enganosa em publicações dos meses de fevereiro, março e abril. O texto também foi enviado para verificação pelo celular do Fato ou Fake.
Os posts costumam viralizar na Semana Santa, quando católicos tradicionalmente não comem carne vermelha na sexta-feira. Eles também circulam durante a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa e é marcado por jejuns, obras de caridade e oração.
Papa Francisco (home)
Yara Nardi/Reuters
Veja também
É #FAKE vídeo de Neymar falando que a seleção passa vergonha quando ele não está em campo
É #FAKE vídeo de Neymar falando mal de treinadores e que a seleção passa vergonha sem ele
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito