G1

Em meio à pressão por anistia a golpistas, Gleisi convoca ministros para reunião nesta segunda


A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), convocou ministros para participarem de uma reunião no Palácio do Planalto, às 10h, nesta segunda-feira (8), para traçar estratégias sobre pautas de interesse do governo que estão no Congresso.

A tentativa de anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e envolvidos no 8 de janeiro será uma das principais pautas da reunião.

A discussão ganhou força nos últimos dias com o julgamento da Trama Golpista na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), em que Bolsonaro e ex-assessores e militares são réus por golpe de Estado.

Arthur Lira integra a base do governo, diz ministra Gleisi Hoffmann

Segundo fontes do governo, além do projeto da anistia, os ministros também devem discutir estratégias para conseguir avançar no Congresso pautas como a PEC da Segurança Pública e os próximos passos do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês.

A primeira versão do projeto de anistia começou a circular nesta quinta (4). O texto estabelece como marco o início do governo Bolsonaro e concede perdão a todos os investigados, até a quem for condenado no futuro.

A anistia é a principal bandeira dos oposicionistas e um tema dominante na Câmara e no Senado neste segundo semestre.

A discussão, no entanto, ainda encontra entraves no Congresso, mas pode ganhar mais força na próxima semana com a conclusão do julgamento do núcleo crucial da trama golpista na Primeira Turma da Corte, prevista para sexta-feira (12).

Na semana passada, a ministra Gleisi Hoffmann, afirmou que qualquer projeto de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro "corre muito risco de ser emendado em plenário para dar anistia para Bolsonaro".

Ao Estúdio i, da GloboNews, ministra disse que a posição do governo é de que "qualquer tipo de anistia para quem cometeu crimes contra o Estado Democrático de Direito não pode existir".

Gleisi Hoffmann durante cerimônia com Lula em 25 de fevereiro de 2025

Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.