Visita é tradicional na Quinta-feira Santa, quando ocorre a cerimônia de Lava-pés. Pontífice está no estágio final de recuperação de pneumonia bilateral que o deixou hospitalizado por mais de um mês entre fevereiro e março. Papa Francisco visita detentos de prisão em Roma em tradição de Páscoa em 17 de abril de 2025.
Vaticano
O Papa Francisco visitou nesta quinta-feira (17) a prisão de Regina Coeli, a principal de Roma, para a famosa tradição de "Lava-pés" da Quinta-feira Santa. Porém, Francisco não lavou os pés de detentos por estar no estágio final de recuperação de uma pneumonia que o deixou mais de um mês internado.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O pontífice se encontrou com cerca de 70 detentos no local, e disse que mesmo não podendo lavar pés ele queria manter a tradição de passar a Quinta-feira Santa entre os mais desfavorecidos.
“Gosto de fazer todos os anos aquilo que Jesus fez na Quinta-feira Santa, a lavagem dos pés, na prisão. Neste ano não posso fazê-lo, mas posso e quero estar próximo de vocês. Rezo por vocês e por suas famílias”, disse Francisco.
A visita ocorreu pouco antes das 15h, no horário local (10h no horário de Brasília), e durou cerca de 30 minutos. Ele foi recebido pela diretora do presídio, Claudia Clementi, e por funcionários. Segundo o Vaticano, os detentos que encontraram o papa eram de diversas nacionalidades e participam regularmente das atividades e catequeses organizadas na prisão.
O papa orou com os detentos e depois os cumprimentou individualmente e concedeu-lhes sua bênção.
Francisco falou com a imprensa na saída da prisão. Ele apresentou voz rouca e fraca e sorriu para repórteres.