Visita técnica para alinhamento de ações para realização do sairé 2025
Weldon Luciano / Ascom Semc
Comitiva da Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, formada por secretários e coordenadores municipais, esteve na vila de Alter do Chão para uma visita técnica voltada à organização do Sairé 2025, que será realizado de 18 a 22 de setembro. O encontro realizado dia 14, contou com a participação de lideranças comunitárias, representantes do rito tradicional e das associações dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O objetivo da ação foi nivelar informações, integrar equipes e alinhar procedimentos para garantir que cada secretaria execute suas atribuições de forma coordenada — desde a infraestrutura e segurança até a programação cultural e turística.
De acordo com o secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite, e a secretária municipal de Cultura, Priscila Castro, agenda foi essencial para fortalecer a organização do evento.
Realizado anualmente em Alter do Chão, o Sairé é uma manifestação cultural e religiosa que combina elementos do rito tradicional, herdado do período jesuítico, com a disputa folclórica entre os Botos Tucuxi e Cor de Rosa. A programação inclui missas, ladainhas, procissões fluviais, apresentações artísticas, danças e shows, atraindo milhares de turistas do Brasil e do exterior.
Comitiva da prefeitura em Alter do Chão para tratar sobre a realização do Sairé 2025
Weldon Luciano / Ascom Semc
A edição de 2025 é uma realização da Prefeitura de Santarém, da Comunidade de Alter do Chão e do Ministério do Turismo, com apoio do Governo do Pará.
Participaram da agenda a secretária municipal de Cultura, Priscila Castro; o secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite; além dos titulares e coordenadores das pastas diretamente envolvidas no evento: Ronan Liberal (Semurb), Sérgio Melo (Seminfra), Josilene Pinto (Sefin), Michell Martins (Semdec), Ângelo Coelho (Semg), Vânia Portela (Semma), Celsa Brito (Semtras), Bruno Costa (Semap) e Pedro Henrique Silva (Semjel). Também integraram a comitiva Rayza Sousa (CCOM) e Paula Piazza (Procuradoria Municipal), além do coordenador do Sairé, Osmar Vieira, e representantes da comunidade local.
Alter do Chão já respira Sairé 2025
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região