G1

Festival 'Roteiro Cozinha Periférica' celebra mulheres da Vila da Barca em Belém


Festival Gastronômico Roteiro Cozinha Periférica celebra cultura, memória e ancestralidade no Dia da Amazônia

Roteiro Cozinha Periférica

A comunidade da Vila da Barca, em Belém (PA), recebe o Festival Gastronômico Roteiro Cozinha Periférica, nesta sexta-feira (5), em comemoração ao Dia da Amazônia.

O evento celebra a conclusão da primeira turma de Gastronomia formada por mulheres da própria comunidade e promove a culinária amazônica, de forma gratuita.

A feira gastronômica será comandada por 24 mulheres chefes de família e empreendedoras locais, que vão preparar pratos típicos baseados em saberes tradicionais e ingredientes amazônicos.

Os pratos serão apresentados em 12 barracas temáticas e participarão de um concurso com votação de um juri.

✅ Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp

Acesse outras notícias do estado no g1 Pará

🎧 Além da gastronomia, a programação inclui apresentações culturais com:

DJ Pica Pau da Aparelhagem Cobra Som

o Grupo de Carimbó D’aqui de Mestre Muka

o grupo de samba Fé no Batuque

e a cantora Alina, da Banda Açaí Pimenta

O festival é uma realização do projeto Memória e Cultura Periférica, que atua no resgate da história e da identidade da Vila da Barca.

A formação da turma teve duração de quatro meses e abordou temas como técnicas culinárias, panificação, empreendedorismo, autoestima e saberes ancestrais. A curadoria é da chef Lúcia Torres, boieira tradicional do Ver-o-Peso e referência na culinária amazônica.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que incluem o Museu Memorial Vila da Barca e a revista Vozes da Vila, ambos criados por moradores da comunidade.

O festival tem apoio da Embaixada da Suíça no Brasil, do Instituto Clima e Sociedade (ICs), além de produtoras locais e instituições parceiras.

VÍDEOS com as principais notícias do Pará

b

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.