G1

Flip 2025: Veja a programação da Festa Literária Internacional de Paraty

Começa nesta quarta-feira (30) a 23ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). O evento, que vai homenagear Paulo Leminski neste ano, será realizado até domingo (3), na Rua Dona Geralda, no Centro.

A festa retorna ao período tradicional após mudanças no calendário durante a pandemia. Os ingressos podem ser adquiridos através do site.

Além da homenagem a Leminski, a programação principal terá 21 mesas literárias com autores nacionais e internacionais, como Alice Ruiz, Marília Garcia, Sergio Vaz, Cristina Rivera Garza, Ilan Pappe, Rosa Montero e Nei Lopes.

Leia também

Andréa del Fuego e Afonso Cruz serão os curadores literários da Casa Portugal: Livros e Sabores na Flip 2025

Os debates vão abordar temas como poesia, crise climática, guerras e ameaças à democracia. A abertura do evento será às 9h com o cortejo artístico pelas margens do rio Perequê-Açu e apresentação do grupo paratiense Areal.

O Auditório da Matriz recebe as mesas principais, com transmissão simultânea gratuita na Praça da Matriz, YouTube da Flip e canal Arte1.

✅Clique aqui e entre no canal do g1 no WhatsApp

Com o tema “Planeta Vivo”, a parte educativa da Flip propõe reflexões sobre meio ambiente, diversidade e futuros possíveis. A Flipinha contará com autores como Denilson Baniwa, Chico dos Bonecos, Roseana Murray e Gregorio Duvivier. A FlipZona ouviu jovens de escolas públicas de Paraty na curadoria e terá nomes como Ondjaki, Raphael Montes e Gaël Faye.

Novidades na programação

Serão 35 casas parceiras com agendas independentes durante os cinco dias da Festa. Uma das inovações é o palco Caprichos & Relaxos, no Café da Flip, com 15 poetas convidados para performances. A Praça Aberta segue valorizando a produção editorial independente.

A Casa da Cultura e o Cinema da Praça também recebem atividades literárias e exibições gratuitas de filmes ligados à literatura.

Ações de inclusão e sustentabilidade

A Flip deste ano terá acessibilidade em todas as mesas, com Libras, audiodescrição e tradução simultânea. Haverá também transporte gratuito para moradores de 19 comunidades do entorno, coleta seletiva, bebedouros públicos e substituição de plásticos por embalagens ecológicas.

Sobre a Flip

Desde a primeira edição, em 2003, a Flip, reconhecida como Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial do estado do Rio de Janeiro e da cidade de Paraty, movimenta a cidade.

O evento reúne personalidades da cultura e literatura para conversas e atividades, além de promover ações de incentivo à leitura com um programa educativo para crianças e jovens, culminando nas celebrações da Flipinha e FlipZona.

VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.