Paula Vergara da Silva, 43 anos, sofreu descarga elétrica ao tentar conectar equipamento a uma tomada. Ela desenvolvia trabalhos sociais em São Miguel do Gostoso. Mulher morre após sofrer descarga elétrica em São Miguel do Gostoso
Professora por quase 15 anos e servidora pública federal. Paula Vergara da Silva, que morreu na última sexta-feira (4) após sofrer uma descarga elétrica em um hostel onde morava em São Miguel do Gostoso, tinha escolhido deixar a estabilidade garantida por meio de concurso público para viver uma vida mais simples, após passar por uma série de problemas de saúde física e mental.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
A própria Paula relatou a mudança nas suas redes sociais em 2023. Ela era professora do Instituto Federal de Santa Catarina.
Segundo a série de postagens, por volta de 2020, ela passou por uma "coleção" de intolerâncias alimentares. Ela ainda escreveu que em 2022 sua saúde mental degradou, apresentando transtorno de ansiedade generalizada e depressão.
"Euzinha, uma apaixonada por comer e cozinhar, química de alimentos por formação e paixão, professora na área por quase 15 anos, vi minha paixão murchar um tanto. Mas o que também vi é que minha escolha profissional da época estava me matando. Literalmente. Meu corpo e mente em 2022 entraram em colapso", relatou em uma publicação.
"Decidi passar o ano me tratando afastada do trabalho. No final desse ano decidi que tinha que mudar de rumo, que aquela função não me cabia mais e estava me adoecendo. Pedi para sair de um emprego estável, concursada federal, cheia de 'benesses'", escreveu em uma postagem nas redes sociais.
Na transição de carreira, ela decidiu se dedicar a ensinar pessoas, principalmente o público infantil, a ter uma relação de carinho com o alimento, produzindo pratos vegetarianos e veganos e utilizando alimentos orgânicos.
Foi dessa forma que Pauli, como era chamada pelos amigos, chegou a São Miguel do Gostoso, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, com interesse em promover cursos para crianças.
Amiga da professora, a jornalista Anne Caroline Medeiros conta que a conheceu em outubro do ano passado, quando matriculou sua filha em um dos cursos.
"Ela veio para ficar. Estava atrás de mais tranquilidade, de uma vida mais simples, e aí ela veio para cá. Ela era uma pessoa muito generosa, muito inteligente, muito criativa, extremamente criativa", conta Anne.
Ainda segundo a amiga, ambas estavam planejando a realização de um novo curso para o período da Páscoa e se encontraram pela última vez na quinta-feira (3). Na sexta (4), elas ainda se falaram por telefone cerca de 1 hora e meia antes do choque elétrico.
Anne conta que Paula enfrentava problemas financeiros e, por isso, aceitou o convite de uma outra amiga para morar no hostel.
Ainda de acordo com a amiga, Paula estava só e ninguém teria presenciado o choque. Ela já foi encontrada sem vida.
A morte
Segundo a polícia, o incidente ocorreu por volta das 16h40. Paula estava na piscina do estabelecimento e, ao sair da água, tentou conectar um equipamento elétrico a uma tomada, momento em que sofreu o choque. Uma equipe médica foi acionada, mas a vítima já estava sem vida quando o socorro chegou.
Paula Vergara da Silva morreu eletrocutada em São Miguel do Gostoso
Reprodução
Paula Vergara da Silva era natural de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e possuía mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). De acordo com a família, ela havia se mudado para São Miguel do Gostoso com o objetivo de desenvolver trabalhos sociais, incluindo um curso de culinária destinado a crianças. Paula era a filha mais velha de três irmãos.
O corpo de Paula foi encaminhado para a sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), no bairro da Ribeira, em Natal, para passar por exames necroscópicos.
Traslado
Segundo a família, o corpo de Paula Vergara deve chegar na manhã desta segunda-feira (7) ao Aeroporto de Porto Alegre. De lá, será levado para Pelotas, distante 258 km da capital gaúcha. O velório está marcado para começar às 14h30 e o sepultamento deverá ocorrer no fim da tarde no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula.
Vídeos mais assistidos do g1 RN