G1

Homem que ficou preso entre metrô e plataforma na Bahia deixa UTI um mês depois do acidente


Homem fica preso entre trem e plataforma no metrô de Salvador

José Cosme de Jesus Gonçalves, que ficou preso entre um trem e a plataforma do metrô de Salvador, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Subúrbio, na quarta-feira (13). Familiares contam que a vítima estava atrasada para o trabalho e, por isso, tomou a decisão de atravessar os trilhos, o que é proibido.

O passageiro, que teve a bacia, a bexiga e o reto perfurados, estava internado na UTI da unidade de saúde desde o dia do acidente, em 29 de junho. De acordo com a família, o quadro de saúde é considerado estável.

Logo quando foi internado, José Cosme passou por cirurgia de emergência devido à grande perda de sangue.

📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia

O acidente aconteceu na estação Campinas de Pirajá, que integra a Linha 1 do sistema. O g1 e a TV Bahia mostraram com exclusividade imagens de câmeras de segurança que flagraram o momento que o homem atravessou os trilhos que separam os dois sentidos do transporte público. [Veja no vídeo abaixo]

Vídeo mostra momento que homem atravessa trilhos de metrô de Salvador

No vídeo, é possível ver que José Cosme estava de um lado da estação. Ele observou a chegada do metrô do outro lado, pulou a plataforma e atravessou os trilhos para tentar pegar o trem. No entanto, não conseguiu chegar a tempo e foi atingido.

Após o resgate, feito com ajuda do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), a vítima foi levada desacordada e entubada para o Hospital do Subúrbio.

Em nota, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), empresa onde José Cosme trabalha, lamentou o ocorrido e disse que tem prestado apoio para o agente de limpeza, que atua pela empresa há 5 anos e 6 meses.

O caso foi registrado e é investigado pela 4ª Delegacia Territorial (DT/São Caetano). Em nota, a Polícia Civil informou que as imagens das câmeras de segurança são analisadas e testemunhas são ouvidas para esclarecer os fatos.

Acidente no metrô de Salvador deixou homem gravemente ferido

Reprodução/Redes sociais

Proteção nas estações

Homem que ficou preso entre trem e plataforma do metrô de Salvador atravessou trilhos

Reprodução/Redes Sociais

Ao contrário de cidades como São Paulo, as estações de metrô de Salvador não contam com portas de proteção. [Entenda como funcionam] Em nota, a CCR Metrô, concessionária que administra o serviço, informou que a implantação do sistema foi realizada de acordo com projetos aprovados pelo Governo da Bahia, em consonância aos requisitos técnicos de padrões internacionais "no que tange à segurança e à confiabilidade'.

Ainda segundo a concessionária, os ativos da concessão são de propriedade do governo, sendo que a implementação de equipamentos adicionais deve ser analisada e definida por ele.

Ao g1, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) do estado informou que a questão é uma pauta técnica que deve ser avaliada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), que é vinculada à pasta e responsável pelo monitoramento da operação do sistema metroviário.

Conforme o posicionamento, a CTB tem "o conhecimento técnico e a atribuição necessária para analisar, propor e deliberar sobre eventuais atualizações ou complementações nos equipamentos do sistema, sempre em conformidade com os padrões de segurança e diretrizes estabelecidas no projeto original". O órgão, no entanto, não pontuou se há a intenção de fazer a modificação.

Acidentes no metrô

Cresce em 20% o número de acidentes em escadas do metrô de Salvador

O sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas registrou 142 casos de acidentes nas escadas rolantes e fixas entre janeiro e abril deste ano.

De acordo com a CCR Metrô Bahia, a situação preocupa, já que no mesmo período do ano passado foram registrados 118 casos, uma alta de cerca de 20%. Cerca de 400 mil pessoas usam o transporte diariamente.

Em vídeos divulgados pela concessionária, é possível ver o momento que algumas pessoas caem nos trilhos. Conforme o engenheiro especialista em segurança do trabalho Danilo Souza, a maior causa é distração causada pelo uso do celular. Em uma das imagens, é possível ver o momento que um homem se distrai com o aparelho e despenca.

Além das escadas, o sistema disponibiliza elevadores, que são prioritários para pessoas idosas, gestantes ou com dificuldades de locomoção.

"Cerca de 80% dos acidentes acontecem nas escadas, sejam fixas ou rolantes. Hoje, um ponto de destaque é o famoso celular, que é um grande aliado para a gente durante o dia. No entanto, quando a gente está fazendo o uso dos equipamentos, acabam se tornando um vilão, que podem causar acidentes, porque a gente acaba perdendo a atenção e o cuidado necessário para poder deslocar em segurança", contou Danilo Souza.

A CCR Metrô destaca a importância do cumprimento das medidas de segurança do sistema, para evitar acidentes. A concessionária enfatiza que os usuários do sistema devem:

não acessar a via;

aguardar o desembarque antes de entrar nos trens;

respeitar a faixa amarela na plataforma;

evitar distrações durante a espera pela chegada do trem.

LEIA MAIS:

Vídeos mostram quedas de passageiros em escadas e no trilho do metrô de Salvador

Bebê é deixado em estação de metrô de Salvador e segurança evita que criança seja jogada embaixo de ônibus

VÍDEO: passageira fica com perna presa entre vagão e plataforma do metrô em Salvador

Homem que ficou preso entre trem e plataforma de metrô está internado em UTI

Reprodução/Redes Sociais

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.