G1

Hora do Rancho: “pirarucu Roosevelt” é receita típica do Amazonas


Prato leva tucupi e jambu

Ricardo Custódio/TG

Na Hora do Rancho deste sábado (19), a apresentadora Nicolle Januzzi está no Sul do Amazonas, nas margens do Rio Roosevelt, para aprender o preparo de um prato tradicional na região: o pirarucu Roosevelt.

Com ingredientes típicos da região, como o tucupi e o jambu, a receita valoriza os sabores da Amazônia, unindo tradição, cultura e o cenário deslumbrante do Rio. O prato pode ser adaptado com outros tipos de peixe e acompanhamentos já que o jambu e o tucupi não são encontrados em todas as regiões do Brasil.

Mas atenção: O tucupi exige cuidados muito importantes, especialmente porque ele é tóxico em seu estado cru. O tucupi é extraído da mandioca brava (Manihot esculenta), que contém ácido cianídrico, uma substância altamente tóxica. É precisa fervê-lo de preferência por 1 hora, para eliminar essa toxina. Use somente tucupi já tratado e de fonte confiável.

O jambu também requer cuidados ao ser consumido. Ele tem uma substância chamada espilantol, que provoca dormência e leve formigamento na boca e na língua. Isso é normal e esperado, mas pessoas com sensibilidade bucal ou alergias devem ter cautela. Fique atento também ao preparo prévio para o uso nas receitas (branqueamento)

Ingredientes

Lombo de pirarucu

Azeite

Alho picado

Cebola picada

Pimenta-do-reino

Açafrão-da-terra

Tucupi (já tratado e cozido) – não consumir cru

Jambu (recomendado branqueamento)

Arroz branco já cozido

Modo de preparo

Com a frigideira bem quente, adicione o azeite e grelhe o lombo de pirarucu até dourar;

Retire o peixe e, na mesma frigideira, inicie o preparo do molho de tucupi com jambu; Acrescente um pouco mais de azeite, junte o alho, a cebola, a pimenta-do-reino e o açafrão, e refogue até dourar;

Adicione o tucupi, mexa bem e, em seguida, incorpore o jambu, deixando murchar levemente; Para finalizar, acrescente o arroz já cozido e misture até que tudo esteja bem envolvido.

VÍDEOS: Destaques Terra da Gente

Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.