Ibaneis se reúne com Alckmin em Brasília para tratar do 'tarifaço de Trump'
O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) se reuniu com o vice-presidente Geraldo Alckmin, na manhã desta segunda-feira (28), em Brasília, para tratar da tarifa de 50% aplicada ao Brasil a pedido do presidente norte-americano, Donald Trump.
Ibaneis Rocha afirmou que os governadores do país estão "muito preocupados" e que, devido a tarifa, muitas exportações foram canceladas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O governador do DF convidou o vice-presidente para o fórum de governadores na capital, oportunidade em que todos poderão conversar. A data para o evento ainda não foi confirmada. "Ele recebeu muito bem o nosso convite".
Neste domingo (27), o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou que as tarifas entrarão em vigor nesta sexta-feira (1°), "sem prorrogações".
"Eu acho que pode se formar um grupo de governadores para poder ir lá [em Washington - capital dos Estados Unidos], com uma agenda já definida para tratar isso lá dentro", disse Ibaneis.
Segundo Ibaneis, o Distrito Federal não deve ser tão impactado pela tarifa, já que a "pauta de exportação é pequena" e a região é "um estado consumidor".
Tarifaço de Trump
PIB do Brasil pode perder até R$ 175 bilhões com tarifa de 50% de Trump, diz estudo
No dia 9 de julho, Trump publicou uma carta endereçada ao presidente Lula (PT) anunciando a aplicação de tarifas de 50% sobre todos os produtos brasileiros importados pelos Estados Unidos. Ele justificou a medida com argumentos políticos e comerciais.
No dia 23, o presidente dos EUA disse que aplicou tarifas de 50% a países com os quais o relacionamento "não tem sido bom".
Embora não tenha sido citado diretamente, o Brasil está entre eles. Segundo ele, o objetivo é pressionar outros países a abrirem seus mercados.
Chanceler brasileiro nos EUA
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, desembarcou neste domingo nos Estados Unidos e poderá ir a Washington discutir uma saída para o tarifaço se o governo americano demonstrar interesse em dialogar.
Ibanies Rocha fala após reunião com Geraldo Alckmin.
TV Globo
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Você sabe como é feito um retrato falado? Papiloscopista da Polícia Civil do DF explica
HOMICÍDIO EM SOBRADINHO II: Funcionário de distribuidora de bebidas é morto a tiros; homem que passava pelo local também foi atingido
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.