G1

IFMS abre vagas para ensino médio com curso técnico em 2026; saiba tudo


Campus IFMS em Aquidauana.

Divulgação/IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu inscrições para o Exame de Seleção 2026, voltado ao ensino médio integrado com cursos técnicos. A oportunidade é destinada a alunos que estão concluindo ou já terminaram o ensino fundamental.

Ao todo, são 1.840 vagas disponíveis em unidades de ensino localizadas nas cidades de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp

Os interessados devem ter concluído o 9° ano do ensino fundamental até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2026. Outra regra é que o candidato tenha o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu próprio nome. O curso tem três anos de duração, o período que corresponde ao Ensino Médio.

Estudantes do 9º ano de escolas públicas, escolas comunitárias do campo conveniadas com o poder público e quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem pedir isenção da taxa até 25 de setembro.

As inscrições custam R$ 20 e devem ser feitas entre 11 de agosto e 8 de outubro, através deste link. A seleção será feita a partir de uma prova de múltipla escolha com 30 questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais.

Cursos disponíveis

Ao todo, são 11 opções de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os alunos vão poder escolher entre os cursos disponíveis na lista abaixo:

Administração;

Agropecuária;

Agricultura;

Alimentos;

Desenvolvimento de Sistemas;

Edificações;

Eletrotécnica;

Informática;

Informática para Internet;

Mecânica;

Metalurgia.

Vagas para ações afirmativas

Metade das vagas oferecidas é reservada a alunos que fizeram todo o ensino fundamental em escola pública ou em escolas comunitárias conveniadas com o poder público na área da educação do campo. A outra metade é destinada a estudantes que cursaram parte ou todas as séries em escolas particulares.

As vagas reservadas se dividem entre candidatos com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e aqueles com qualquer faixa de renda. Dentro desses grupos, há cotas específicas para pessoas negras e pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência.

A classificação dos candidatos será feita com base na nota obtida no Exame de Seleção, seguindo critérios de desempate. Os primeiros colocados na lista geral e os primeiros colocados dentro de cada cota serão convocados para matrícula.

Acesse o edital completo através deste link.

g1 em 1 Minuto Mato Grosso do Sul: IFMS abre 500 vagas para curso gratuito de idiomas

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.