G1

Influenciadora sem carteira e sob efeito de drogas que atropelou crianças em parquinho é solta sem pagar fiança


Justiça tinha determinado fiança de R$ 60 mil. Ela conseguiu habeas corpus no STJ e foi solta sem precisar pagar. Entre as vítimas do acidente, estão duas crianças, de 5 e 2 anos. Caso aconteceu em Vila Velha, na Grande Vitória. Sara Gabriela Ratunde, de 25 anos, presa após atropelar três pessoas em uma praça, em Vila Velha, no Espírito Santo

Reprodução

A influenciadora digital Sara Gabriela Ratunde Santos, 25 anos, foi solta neste sábado (5) após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela estava presa desde domingo (30), quando atropelou três pessoas — incluindo duas crianças — ao invadir um parquinho com o carro, no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).

Ela foi presa após dirigir sem habilitação, sob efeito de drogas e subir com um veículo em uma praça. Segundo a polícia, Sara Gabriela Ratunde admitiu ter usado de maconha antes de dirigir.

📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp

Inicialmente, a Justiça do Espírito Santo havia determinado que a jovem só poderia deixar a prisão após o pagamento de uma fiança de R$ 60 mil. Como o valor não foi pago, ela permaneceu detida. Porém, o STJ concedeu habeas corpus permitindo a soltura sem a necessidade de pagar o montante arbitrado.

A decisão foi assinada pelo ministro Reynaldo Soares da Fonseca. "Concedo a ordem de ofício para revogar a prisão preventiva imposta à paciente, se por outro motivo não estiver presa", diz o texto.

A defesa da influenciadora divulgou uma nota. O advogado Matheus Segantine disse que essa é uma vitória da defesa. "A liberdade é a regra, não a exceção, no Estado Democrático de Direito", disse (leia a nota completa mais abaixo).

Sara Gabriela Ratunde, de 25 anos, foi presa após atropelar três pessoas em uma praça, em Vila Velha, no Espírito Santo.

Redes sociais

Vítimas no acidente

Entre as três pessoas atingidas no dia do acidente estão duas crianças, de 5 e 2 anos, e uma mulher de 20 anos. A criança de 5 anos foi levada para um hospital da região com um ferimento no pé. As outras duas vítimas receberam atendimentos no local e foram liberadas.

Antes de subir com o veículo na praça, a motorista bateu em uma moto e perdeu o controle do veículo. O motociclista não se feriu.

Vídeos feitos por moradores da região, mostram um veículo branco em cima da calçada da praça, próximo à área do parquinho das crianças. A grade que cerca os brinquedos aparece quebrada.

Motorista fez uso de maconha e não tinha habilitação

Segundo informações do Boletim de Ocorrências registrado no dia do acidente, uma equipe da Polícia Militar foi acionada para atender um chamado no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha.

Mulher é presa por atropelar crianças em Vila Velha

Durante a abordagem, os policiais perceberam um forte cheiro no interior do veículo. Ao perguntarem se a condutora tinha feito uso de entorpecentes, Sara confirmou que fez uso de maconha momentos antes de pegar a direção.

Após revista no interior do carro, foi encontrada uma bucha de substância semelhante à maconha. A motorista também passou pelo teste do etilômetro, que deu negativo para o uso de álcool.

Houve ainda recusa ao exame clínico para detecção de substâncias psicoativas, mas os policiais registraram no BO que a mulher apresentava os olhos vermelhos.

LEIA TAMBÉM:

Casal morre e criança fica ferida em acidente com 3 carros em Cachoeiro de Itapemirim, ES

Jovem bêbado é preso após fugir de blitz e tombar carro na Ponte de Camburi, em Vitória

Após consulta no Sistema Integrado de Trânsito (SIT), os militares também verificaram que Sara não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Mulher dirige sem CNH, sob efeito de drogas, atropela três pessoas e é presa em Vila Velha

Quase 100 mil seguidores

Sara Ratunde foi encaminhada à Delegacia Regional de Vila Velha. Nas redes sociais, ela possui quase 100 mil seguidores, onde publica diversos registros de viagens e posa com carros e artigos de luxo.

Nesta segunda-feira (31), a mulher passou por exames no Instituto Médico Legal (IML) antes de ser levada para um presídio na Região Metropolitana.

A Polícia Civil informou que a suspeita foi autuada em flagrante por lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, duas vezes; por dano ao patrimônio e por injúria. Ela foi encaminhada ao Centro de Triagem de Viana (CTV).

Sara Gabriela Ratunde, de 25 anos, foi presa após atropelar três pessoas em uma praça, em Vila Velha, no Espírito Santo.

Redes sociais

Leia a nota do advogado Matheus Segantine na íntegra:

"A advocacia não se faz de joelhos. A essência da nossa profissão está na insurgência responsável, na resistência ética e técnica contra qualquer tentativa de violação ou mitigação de direitos e garantias fundamentais.

A regra do jogo está definida na Lei — e deve ser respeitada. Em decisão acertada do Ministro Reynaldo Soares da Fonseca, foi reconhecido o direito de liberdade de Sara Gabriela.

Essa é uma vitória da defesa. É uma vitória de Sara. É uma vitória da sociedade.

Que fique claro: direito não é concessão, é garantia. E a liberdade é a regra, não a exceção, no Estado Democrático de Direito".

Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo

Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.