Região é a única em todo o Brasil em alerta máximo para as chuvas, que devem ser intensificadas com chegada de uma forte frente fria. Chuva no Vale do Paraíba
Lucas Tavares/g1
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta máximo - de grande perigo - para o acumulado de chuva na região do Vale do Paraíba. O alerta vale a partir desta sexta-feira (4) e segue pelo menos até o sábado (5).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O aviso emitido pelo instituto para todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte - com exceção apenas da região bragantina - é considerado o maior na escala de risco: grande perigo.
As cidades da região bragantina estão classificadas na escala intermediária, de perigo. A menor escala (em que não há cidades da região) é de perigo potencial.
Confira a previsão do tempo para o final de semana
Segundo a previsão do Inmet, o acumulado de chuva nas cidades com grande perigo pode passar de 100 milímetros por dia, enquanto os ventos podem chegar a 100 quilômetros por hora.
O Inmet prevê a possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Segundo o sistema de alertas meteorológicos, as cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte são as únicas do Brasil classificadas como grande perigo para as chuvas. Algumas cidades do Rio de Janeiro também fazem parte.
Inmet emite alerta máximo para o risco de chuva acumulada na região do Vale do Paraíba
Reprodução/Inmet
A situação é considerada preocupante pois uma forte frente fria, que vem da Argentina, deve chegar à região nesta sexta-feira (4) e intensificar as chuvas, que já vêm sendo registradas por conta de um cavado - correntes de vento no céu que ajudam a formar as nuvens de tempestade.
Na quinta-feira (3), a chuva já provocou estragos em Jacareí - um muro caiu sobre dois carros, que ficaram destruídos. Além disso, cerca de 30 casas ficaram alagadas.
Alertas do Cemaden
Por conta do acumulado de chuva, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) também emitiu alertas para a possibilidade alta de ocorrência de eventos hidrológicos no Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP.
Segundo o órgão, o alerta é alto na região "devido à previsão de chuvas persistentes ao longo do dia, acompanhadas de pancadas fortes, favorecendo a ocorrência de enxurradas e alagamentos temporários de áreas urbanas rebaixadas e inundações em rios de bacias urbanas ou rurais de pequeno ou médio porte".
A Defesa Civil de São Paulo, que instalou até um gabinete de crise para atuar na chuva prevista para o fim dessa semana, emitiu um alerta para ressaca marítima nas praias do litoral.
Quais os impactos previstos da passagem da 1ª frente fria do outono no Brasil
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina