Nesta quarta-feira (17), o governador Jerônimo Rodrigues lançou o Projeto Verão 2025/2026, que tem como tema “Verão da Bahia. Um Estado de Alegria!”. Mais do que um calendário de festas, o plano reúne ações integradas do Governo do Estado nas áreas de segurança, cultura, turismo, saúde, direitos humanos e infraestrutura, com o objetivo de garantir um verão seguro e acolhedor para baianos e turistas. Na ocasião, o governador assinou a lei que altera a denominação da Praça das Artes, Cultura e Memória, situada no Pelourinho, para Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba.
“Trabalhamos para acolher bem baianos e turistas, garantindo boas experiências durante todo o ano e, especialmente, na temporada de férias, com ações planejadas e investimentos robustos do Governo do Estado em diversas áreas, que traduzem o tema Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”, afirma o governador Jerônimo Rodrigues, que esteve acompanhado pelo vice-governador, Geraldo Júnior, e secretários estaduais.

Para o secretário da Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, as ações culturais terão papel central na temporada e simbolizam a força da identidade baiana. “A cultura é o coração do verão baiano. Nosso compromisso é valorizar artistas, tradições populares e fortalecer a produção cultural em todo o estado, garantindo acesso democrático e respeito às nossas raízes”, afirmou o secretário da Cultura, Bruno Monteiro.
A temporada, que vai de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, terá como marca a união entre os grandes eventos populares e políticas públicas de proteção e cuidado. A ideia é que o verão baiano não seja só folia, mas também um momento de fortalecimento da cultura, do turismo, da economia e da cidadania.

Quase 11 mil profissionais nas ruas
O verão terá uma das maiores operações de segurança da história recente do Estado. Quase 11 mil profissionais, 257 viaturas e 3.530 postos de serviço serão disponibilizados em 98 municípios, numa articulação entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e demais forças de segurança.
A PMBA colocará 9.500 policiais nas ruas, com 120 viaturas e 3.500 postos de serviço, enquanto o Corpo de Bombeiros atuará com 1.095 bombeiros, 25 viaturas e 30 postos, reforçando a segurança em praias, eventos e áreas turísticas. A Polícia Civil também estará presente com 338 servidores e 112 viaturas, garantindo investigação e apoio à ordem pública.

