G1

Jovem cientista carioca publica artigo em uma das principais revistas científicas do mundo

Durante 3 anos, o prodígio se dedicou a estudar o envelhecimento do corpo humano. Ele desenvolveu uma nova forma de medir a idade biológica de cada pessoa, de uma maneira mais precisa, através da análise de uma proteína. Jovem cientista carioca publica artigo em uma das principais revistas científicas do mundo

Lucas Camillo, um jovem cientista carioca de 26 anos, publicou um artigo na Science, uma das três revistas científicas mais importantes do mundo.

Durante 3 anos, Lucas se dedicou a estudar o envelhecimento do corpo humano. Ele desenvolveu uma nova forma de medir a idade biológica de cada pessoa, de uma maneira mais precisa, através da análise de uma proteína.

A proteína é uma molécula que fica dentro das células e que exerce diferentes funções. O Lucas analisou as mudanças, ao longo do tempo, em uma dessas proteínas, chamada histona.

O jovem se formou no tradicional Colégio São Bento, no Centro do Rio. Cursou por alguns meses Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas logo conseguiu a aprovação no curso de Bioquímica na Universidade de Brown, nos Estados Unidos.

Assim que concluiu a graduação, foi aprovado em Medicina na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, onde segue desenvolvendo pesquisas.

“Era uma coisa sonhada, são só por ele, mas por nós pais também. Quando ele falou que saiu foi uma festa! Olha quanta gente andando pelas ruas de Cambridge. Olha a roupa dele, que chique, que lindo”, se orgulhou Ivone Camillo, mãe do Lucas, sobre a conclusão da primeira etapa do curso superior em Cambridge.

A passagem pelo Rio de Janeiro foi rápida, apenas para rever a família e os amigos. “Sinto falta da família e da comida, porque lá a comida é bem ruim”, riu Lucas.

A saudade é superada pelo orgulho e, claro, pela torcida por novas pesquisas.

“Isso a gente sabe que é o que ele quer, que consola nosso coração e o de toda a família. Ele sempre viu na ciência, na pesquisa, o propósito de vida dele. Que ele sempre seja feliz, fazendo o que gosta, e que ele sempre conte com a sua família. Está um pouco distante, mas foi a escolha dele. Ele está feliz, e isso é o mais importante. Eu amo você, meu filho, muito mesmo”, se emocionou a mãe.

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.