G1

Jovem de 18 anos que morreu após acidente em marcenaria iniciava no 1º emprego: 'Queremos Justiça', diz família


Jovem de 18 anos que sofreu acidente em marcenaria no 1º dia de trabalho morre após três meses internado

Arquivo pessoal

Estudioso, educado e companheiro dos avós. Assim foi descrito pela família o jovem Ryan Thiago Antunes de Oliveira, de 18 anos, que morreu depois de sofrer um acidente de trabalho no primeiro dia de expediente em uma marcenaria na zona norte de Sorocaba (SP).

O acidente ocorreu em 10 de junho. O jovem ficou quase três meses internado em estado vegetativo, e morreu nesta terça-feira (2). Segundo o boletim de ocorrência, Ryan foi atingido por várias placas de madeira do tipo MDF. Outro funcionário também foi atingido, mas sofreu apenas ferimentos leves e não precisou de atendimento hospitalar.

📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp

A irmã do jovem, Mayara Gabriely Antunes de Oliviera, disse ao g1 que era o primeiro emprego de Ryan, e que ele tinha conseguido o trabalho com a ajuda da família da namorada.

"Ele tinha acabado de fazer 18 anos, em 1º de maio. A nossa família queria que ele terminasse o último ano da escola para depois procurar serviço. Até que no dia do ocorrido minha mãe falou pra ele não ir, mas acabou indo mesmo assim. Minha mãe nunca pressionou ele para trabalhar," explica

"Era um menino muito amoroso, não era um menino bagunceiro de balada, não tinha vícios. Era muito caseiro. Sempre de casa para a escola, e aos finais de semana gostava de passar o dia com a namorada dele. Gostava de ir na casa da nossa avó tomar um cafezinho com ela. Acompanhava meu avô nos cultos da igreja", completa.

Família diz que orientou Ryan a terminar os estudos antes de procurar emprego

Arquivo Pessoal

Ryan Thiago Antunes de Oliveira, de 18 anos, foi atingido por placas de MDF durante primeiro dia em novo emprego

Arquivo Pessoal

Segundo a irmã, Ryan gostava de desenhar e pretendia estudar para se tornar tatuador.

"Tinha um talento maravilhoso para desenhar e o desenho favorito dele era o que ele fez do nosso falecido pai. Ele sonhava em trabalhar como tatuador. Foi um menino muito querido por todos, por amigos, familiares, professores", lamenta.

"Queremos Justiça. Que a empresa seja responsabilizada. Perdemos nosso anjo de sorriso tímido, mas ele estará eternamente em nossos corações", desabafa a mãe do jovem, Cristiane Antunes de Oliveira.

Ryan Thiago Antunes de Oliveira, de 18 anos, havia conseguido emprego em marcenaria com ajuda da família da namorada

Arquivo Pessoal

O acidente

Ryan foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros em parada cardiorrespiratória, e foi encaminhado ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Ele permaneceu internado na unidade até 1º de agosto, quando foi transferido para o Hospital Leonor Mendes de Barros, onde morreu na última terça-feira (2).

LEIA TAMBÉM:

Família procura jovem de 19 anos que desapareceu após sair para fazer compras em Sorocaba

Jovem de 23 anos morre após carro cair em lago e ficar submerso em Jundiaí

VÍDEO: guarda municipal é afastado após atirar em morador que o xingou durante discussão de trânsito

De acordo com a família, o jovem estava em estado vegetativo desde o acidente. Eles afirmam ainda que ele não tinha registro em carteira de trabalho.

O chefe regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Sorocaba, Ubiratan Vieira, informou ao g1 que, na época do acidente, o órgão não foi acionado para elaboração da Comunicação de Acidente de Trabalho, documento obrigatório em casos de acidente que envolvam a empresa. O MTE disse que acompanha o caso.

O acidente é investigado pelo 4º Distrito Policial de Sorocaba.

Jovem que sofreu acidente no 1º dia de trabalho morre após três meses internado

Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.