G1

Jovens são mortos a tiros durante ação policial em Salvador; PM diz que houve confronto, famílias negam


Caso aconteceu na Estrada do Cetrel, em Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador. Um dos jovens estudava para ser Testemunha de Jeová e o outro aguardava chegada do primeiro filho. Jovens são mortos a tiros durante ação policial em Salvador

Reprodução/Redes Sociais

Dois jovens foram mortos a tiros na Estrada do Cetrel, em Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador, na terça-feira (8). A Polícia Militar informou que o caso ocorreu após confronto entre homens armados e equipes da corporação. A família e moradores, no entanto, nega essa versão.

Segundo informações de familiares, Gilson Jardas de Jesus Santos, de 18 anos, e Luan Henrique, de 19, eram amigos de infância e não tinham envolvimento com a criminalidade.

Gilson era o irmão mais velho de três filhos e estudava para se batizar como Testemunha de Jeová. A namorada de Luan Henrique está grávida e ele seria pai pela primeira vez.

📲 Clique aqui e siga o perfil do g1 Bahia no Instagram

Conforme os familiares, os dois passavam na rua quando foram baleados pelos policiais. Em vídeos gravados por moradores, que viralizaram na internet, é possível ver os familiares revoltados com as mortes dos jovens.

Em uma gravação, o corpo de Gilson Jardas aparece no porta-malas da viatura da Polícia Militar. A mãe de um deles, desesperada, se aproxima e contesta a versão dos policiais: "Senhor, vocês mataram meu filho".

Nas imagens, é possível ouvir que o agente responde: "Sim, mãe, Mas a gente vai dar socorro. Se demorar, é pior". A mulher rebate: "Ele não estava armado. Cadê a arma?".

Em outro momento, a mãe de Luan Henrique grita. Segundos depois, o jovem aparece carregado pelos policiais: "Luan! Luan! Meu Jeová! Vocês mataram meus filhos. Vocês disseram que trocaram tiros... Cadê a arma?", questionou aos prantos.

"O pecado será perdoado, mas vocês vão responder diante de Deus", completou a mulher. No vídeo, os vizinhos ainda hostilizam os policiais com gritos de "assassinos".

O que diz a Polícia Militar

Em nota, a Polícia Militar informou que uma equipe da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar fazia rondas no loteamento Canto dos Pássaros, quando foi surpreendida por homens armados.

De acordo com a PM, após uma troca de tiros, Gilson e Luan foram encontrados baleados, com armas nas mãos. A corporação afirmou que os dois foram socorridos e levados para o Hospital Geral de Camaçari, mas não resistiram aos ferimentos.

De acordo com a Polícia Militar, com os jovens, foram apreendidas duas pistolas calibre .40 (ambas com numeração suprimida), uma espingarda calibre 12 (sem numeração) e uma pistola falsa.

A Polícia Civil informou que o caso foi registrado na 4ª Delegacia de Homicídios (DH/Camaçari) como mortes por intervenção de agente de segurança pública.

LEIA TAMBÉM:

Investigado por mais de 10 assassinatos na BA e PE é preso no RJ

Mototaxista é encontrado morto com mãos amarradas em Salvador

Apóstola baleada na cabeça tem quadro de saúde estável após cirurgia para retirada de projétil

Quais as diferenças entre o homicídio culposo e doloso?

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.