G1

Justiça mantém internação de adolescente acusado de envolvimento em latrocínio de mototaxista no PI


O crime aconteceu em 28 de março deste ano, em Uruçuí. Evaldo Rocha Leite, de 39 anos, foi esfaqueado cerca de 30 vezes após ser abordado e reagir ao assalto. O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) decidiu manter a internação, por prazo indeterminado, do adolescente de 16 anos acusado de envolvimento no latrocínio do mototaxista Evaldo Rocha Leite, ocorrido em março deste ano em Uruçuí, no Sul do estado. A decisão sobre o cumprimento da medida socioeducativa foi assinada na última sexta-feira (25).

✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp

O adolescente, segundo a Polícia Civil, possui aproximadamente 17 registros criminais e uma internação provisória anteriores ao crime de latrocínio. Entre as passagens antecedentes, estão cinco por tráfico de drogas e quatro por furtos qualificados.

Segundo o TJPI, foram realizadas três audiências, que somam mais de 20 horas, com o adolescente. Para manter a internação, a juíza titular da 1ª Vara do município, Patrícia Luz, considerou o comportamento e o histórico do acusado.

O rapaz é acusado de atos infracionais análogos aos crimes de roubo seguido de morte - na forma dolosa (em que há intenção de matar) - e tráfico de drogas, pois, quando apreendido, ele portava 110g de maconha.

Relembre o crime

O mototaxista Evaldo Rocha Leite, de 39 anos, foi assassinado com cerca de 30 facadas durante um assalto no dia 28 de março de 2025, no bairro Vaquejada, em Uruçuí. Além do adolescente, um homem foi preso por suspeita de envolvimento em um crime de latrocínio (roubo seguido de morte).

Segundo o delegado Marcos Halan, da Polícia Civil do Piauí, o mototaxista foi esfaqueado após ser abordado pelos suspeitos e reagir ao assalto. Os criminosos chegaram a gravar vídeos exibindo o corpo da vítima e fazendo gestos referentes a uma organização criminosa.

"No momento da reação, os indivíduos, que estavam portando uma faca, deferiram mais de 15 golpes de faca na vítima. Roubaram a motocicleta, celular e R$ 22 em dinheiro", comentou o delegado.

Conforme a Polícia Civil, em depoimento, o homem preso e o adolescente apreendido confessaram o crime e relataram que percorriam ruas do município procurando alguém para roubar quando viram o mototaxista. E que o trabalhador só teria sido assassinado por ter reagido a ação criminosa.

Suspeitos possuem antecedentes criminais

A Polícia Civil informou que o homem, identificado apenas pelas iniciais W.S.L. possui passagens por furto e tráfico de drogas quando menor e maior de idade, além de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) por lesão corporal e uso de drogas para consumo pessoal.

“Os dois envolvidos neste crime já eram velhos conhecidos da polícia e possuem uma extensa ficha criminal, o que facilitou a identificação. Eles estavam escondidos na zona rural, mas precisaram retornar para Uruçuí , momento em que foram localizados e presos", explicou o chefe de investigação da Delegacia Seccional de Uruçuí, João Paulo Torres.

Delegacia Regional de Uruçuí, Sul do Piauí

Divulgação/Polícia Civil

📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí

📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X

VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.