G1

Lula condecora cacique Raoni com a mais alta honraria do país


Em discurso, o cacique cobrou proteção aos povos indígenas e se manifestou contrário à exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas; disse que as consequências para o meio ambiente podem ser grandes. Lula concede mais alta honraria do país ao cacique Raoni

O presidente Lula condecorou, nesta sexta-feira (4), o cacique Raoni com a Ordem Nacional do Mérito no grau Grã-Cruz, a mais alta honraria do país. A cerimônia foi na Terra Indígena Capoto-Jarina, dentro do Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso.

Um intérprete traduziu o discurso de Raoni do Kayapó para o português. O cacique cobrou proteção aos povos indígenas e se manifestou contrário à exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas; disse que as consequências para o meio ambiente podem ser grandes.

O presidente Lula não respondeu diretamente à crítica, mas defendeu a preservação ambiental e a adoção de medidas contra o aquecimento global.

Lula condecora cacique Raoni com a mais alta honraria do país

Jornal Nacional/ Reprodução

LEIA TAMBÉM

Lula condecora cacique Raoni com a mais alta honraria do país: 'Um dos grandes nomes da história'

No Xingu, cacique Raoni alerta Lula sobre riscos de explorar petróleo na Foz do Amazonas: 'Destruir, destruir e destruir'

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.