Mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo humano foram apreendidas no AC
Mais de quatro toneladas de carne imprópria para consumo humano foram apreendidas durante uma vistoria feita em uma empresa de Rio Branco.
A apreensão ocorreu no último sábado (9) e foi feita pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) e Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).
📲 Baixe o app do g1 para ver notícias do AC em tempo real e de graça
De acordo com o MP, a empresa inspecionada, intitulada Charcharia Rio Branco, fornece produtos para a merenda escolar. O g1 não conseguiu contato com o estabelecimento.
À Rede Amazônica Acre, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE-AC) disse que não possui contrato de aquisição de carne in natura com a empresa e, embora possua contrato vigente com fornecimento de charque, suspendeu a obtenção do produto desde o início das operações conduzidas pelo MP.
LEIA MAIS:
Mais de 3 toneladas de carne imprópria para consumo são apreendidas em fábrica que fornecia alimento a escolas no AC
Flagrante de carne podre no mercado: como saber se o alimento está impróprio para o consumo
Apreensão das 4 toneladas de carne imprópria para consumo humano foi feita pelo MP e Idaf em Rio Branco
Arquivo/MP-AC
Durante a inspeção, diversas infrações foram constatadas, incluindo o uso de carne imprópria para consumo. Também foram verificados o uso de sal mineral bovino misturado com sal fino na produção do charque, além de outras práticas apontadas como crimes ambientais.
Além disto, o MP afirmou ainda que a inspeção foi motivada após denúncias de possíveis irregularidades sanitárias na produção dos alimentos no local.
Após passarem por pesagem, os produtos apreendidos devem ser descartados na unidade de tratamento de resíduos. Já o gerente do estabelecimento foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla) para prestar esclarecimentos. O charque também foi descartado.
VÍDEOS: g1