Em Los Angeles, onde os protestos começaram, as autoridades decretaram toque de recolher no Centro da cidade. Protestos contra política de imigração de Trump se espalham pelos EUA
As manifestações contra a política de imigração de Donald Trump estão se espalhando pelos Estados Unidos. Em Los Angeles, onde os protestos começaram, as autoridades decretaram toque de recolher no Centro da cidade.
Às 20h, a população recebeu ordem para ir para casa. Terça-feira (10) foi o primeiro dia do toque de recolher. Uma minoria entre os manifestantes ficou na rua e entrou em confronto com a polícia. Ao longo da terça-feira, mais de 200 pessoas foram detidas.
“Nesse momento, os manifestantes acabam de bloquear novamente a Rodovia 101, a mesma que foi bloqueada na noite de domingo. Olha só, eles estão tomando o meio da rodovia. A polícia tentou conter esses manifestantes, mas não conseguiu. Mais reforço chegando. Esses policiais estão com uma espécie de algema de plástico e estão indo para o meio, onde estão os manifestantes", contou o correspondente Felippe Coaglio.
De noite, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, fez um discurso na TV sobre a crise. Ele é do Partido Democrata, de oposição a Trump. Newsom afirmou que manifestantes que agirem com violência serão punidos. O governador também criticou a política de imigração de Donald Trump, em especial operações de agente federais para prender imigrantes em situação irregular. As prisões foram o estopim dos protestos.
"Em vez de focar nos imigrantes sem documentos, com histórico de crimes, este governo está fazendo deportações em massa, mirando de forma indiscriminada em famílias de trabalhadores", disse o governador.
Manifestações contra a política de imigração de Trump se espalham pelos Estados Unidos
Jornal Nacional/ Reprodução
Newsom afirmou que a decisão de Trump de enviar a Guarda Nacional inflamou a situação. Ele também criticou a presença dos fuzileiros navais:
“Trump escolheu a teatralidade em vez da segurança pública. Não queremos nossas ruas militarizadas. A democracia está sob ataque diante dos nossos olhos. O momento que temíamos chegou", afirmou o governador.
Em uma rede social, Donald Trump disse nesta quarta-feira (11) que o governador da Califórnia é incompetente e que Newsom foi incapaz de garantir proteção aos agente de imigração que, segundo Trump, foram atacados por uma multidão descontrolada de agitadores.
Os protestos contra a política migratória do presidente americano estão se espalhando pelo país e, agora, chegaram a outras das maiores cidades dos Estados Unidos, como Chicago, Atlanta e Nova York.
LEIA TAMBÉM
Protestos contra política de deportações de Trump se espalham por cidades dos EUA; tensão volta a Los Angeles
Nos Estados Unidos, centenas de fuzileiros navais chegam a Los Angeles para reforçar a segurança