Moradores da Baixada da Sobral fecham ruas do Centro de Rio Branco em protesto
Moradores da Baixada da Sobral fizeram um protesto nesta terça-feira (9). Eles fecharam o cruzamento da Rua Rui Barbosa com a Avenida Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura de Rio Branco. O grupo cobra melhorias de infraestruturas prometidas antes do início das chuvas.
O protesto começou por volta das 8h e trânsito liberado após 9h40. Um grupo foi recebido por representantes da prefeitura.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Com cartazes nas mãos, os moradores bloquearam as ruas e causaram um grande engarrafamento. Eles afirmaram que estão cansados de ver as casas alagadas pelas águas dos igarapés que transbordam.
Em entrevista ao jornalista David Chessman, um dos moradores, que representa parte da comunidade, disse que o problema acontece com frequência. Segundo ele, os moradores não queriam bloquear o trânsito, mas foi a única forma de pedir ajuda.
"Mas, infelizmente o inverno está às portas e é uma situação já recorrente, é uma situação que todo inverno a gente vem sofrendo. São sete bairros que sofrem com a enxurrada de igarapé. Quando chove, qualquer chuvinha que dá água, entra dentro das nossas casas", afirmou ele.
O morador contou que, no último dia 22, líderes da comunidade se reuniram com o secretário de Infraestrutura de Rio Branco, Cid Ferreira. Segundo ele, a conversa não trouxe respostas satisfatórias.
"A gente não está aqui para criticar ninguém, criticar gestão. O que a gente quer é um direito que é nosso, uma coisa que é nossa por direito: a implantação desses três pontos de galeria, que com certeza não irá resolver nosso problema, mas irá amenizar a situação e parar pelo menos de entrar água dentro da residência", pontuou ele.
Ruas do Centro de Rio Branco estão fechadas por conta de protesto de moradores da Baixada da Sobral
Aline Pontes/Rede Amazônica Acre
Cleiton, que também participou do protesto, disse que os moradores estão cansados. Todos os anos, eles enfrentam problemas com as enxurradas em Rio Branco.
"São vários anos que a gente sofre com as enxurradas. Só basta uma chuva de alguns milímetros rapidamente e todas as casas são atingidas. Deveria ser tomada uma atitude bem simples aparentemente, que já deveria ter sido resolvido. Há de se falar que o próprio prefeito já autorizou a ser feito isso, mas está na mesa do secretário e ele aparentemente não quer fazer",
O representante afirmou que os manifestantes só irão sair do Centro de Rio Branco quando o secretário de infraestrutura for ao local.
"Nós não sairemos daqui se ele não aparecer e dar um resumo, porque nós somos a população, o poder é do povo e eles têm que respeitar isso, eles são gestores para nos ajudar, para termos pelo menos a dignidade de sair nos nossos lares no inverno sem a preocupação de ela ser invadida pelas águas", enunciou Cleiton.
Matéria em atualização
Reveja os telejornais do Acre