A eleição suplementar ocorre após a anulação dos votos do candidato vencedor na última eleição, Heliomar Klabunde (MDB), devido a irregularidades nas contas; previsão da Justiça Eleitoral é de que até às 18h o resultado seja divulgado. Moradores voltaram às urnas para escolher novo prefeito de Paranhos (MS)
Thalyta Andrade/ TV Morena
Os moradores de Paranhos (MS) voltaram às urnas neste domingo (6) para escolher o prefeito que vai comandar a cidade pelos próximos quatro anos. A eleição suplementar ocorre após a anulação dos votos do candidato vencedor na última eleição, Heliomar Klabunde (MDB), devido a irregularidades nas contas de sua gestão. A previsão da Justiça Eleitoral é de que até às 18h o resultado seja divulgado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Paranhos tem 9.366 eleitores, segundo o TSE. A votação aconteceu nos mesmos locais usados no primeiro turno de 2024, sendo 30 seções distribuídas em cinco locais.
Duas chapas disputam a prefeitura: Hélio Acosta (PSDB) e Alfredo Soares (MDB), bem como Jorge Ricardo Laurício (PT) e Doutor Vicente (PT). Os candidatos votaram no período da manhã e falaram da expectativa do pleito.
O candidato Jorge Ricardo Laurício (PT) votou por volta das 7h55, na Escola Municipal Dr Mitsuro Saito. Ele estava acompanhado da esposa e de correligionários. Logo após o voto, o candidato falou sobre a campanha e sobre ter a presença nas urnas ainda sob júdice.
Jorge Ricardo Laurício disputa a prefeitura pelo PT
Thalyta Andrade/ TV Morena
“Caso eu seja eleito hoje, Paranhos pode esperar mudança. Mudança na educação, mudança na saúde, na agricultura, na infraestrutura. Uma administração transparente, onde o povo vai ser participativo. O dinheiro que é do povo vai ser aplicado para o povo e o povo vai encontrar aquilo que ele realmente necessita”.
O candidato Hélio Acosta (PSDB) votou por volta das 8h30 na Escola Estadual Santiago Benites. Ele estava acompanhado da esposa, filha e correligionários. Logo após o voto, o candidato falou que sua prioridade será a saúde do município.
Hélio Acosta disputa a prefeitura pelo PSDB
Thalyta Andrade/ TV Morena
“A nossa prioridade é cada vez mais melhorar a saúde de Paranhos. Nas casas que a gente visitou, sempre a população nos pediu mais especialidades aqui na cidade. A gente sabe que é difícil você trazer um especialista pra morar aqui, mas pelo menos às vezes a gente vai tentar estar aí, trazendo ortopedista, ginecologista, pediatria também, que é uma demanda que a gente ouviu muito”.
O candidato eleito tomará posse assim que a Justiça Eleitoral homologar o resultado.
Entenda inelegibilidade
Após o TSE desconsiderar a chapa vencedora nas eleições de 2024 para a prefeitura de Paranhos (MS), o município iniciou o ano de 2025 com um prefeito interino. Quem assumiu o cargo foi o vereador Hélio Acosta (PSDB), eleito presidente da Câmara dos Vereadores da cidade e agora candidato a prefeito na eleição suplementar.
A mudança ocorreu após Heliomar Klabunde (MDB), eleito para o cargo com 50,98% dos votos, ficar inelegível até 13 de abril de 2025 após decisão do TSE. Em sua gestão anterior como prefeito da cidade, Heliomar teve sua prestação de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por irregularidades cometidas no Programa de Erradicação de Trabalho Infantil.
Segundo o Ministério Público Eleitoral, a condenação impedia o político de disputar as eleições em 2024, porque a legislação eleitoral considera inelegível por oito anos o gestor público que comete improbidade administrativa.
A nova eleição foi determinada pela Resolução nº 853/2025, assinada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Carlos Eduardo Contar, no dia 21 de fevereiro.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Desde 1º de janeiro de 2025, o município vem sendo administrado de forma interina pelo presidente da Câmara de Vereadores. A nova eleição foi determinada pela Resolução nº 853/2025, assinada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), desembargador Carlos Eduardo Contar, no dia 21 de fevereiro.